Empresa Britânica Projeta a Turbina Eólica mais Potente do Mundo

O Cobra Group (ACS) irá instalar a turbina eólica Vestas de 9,5 MW no maior parque mundial deste tipo de tecnologia, na Escócia.

A empresa britânica MHI Vestas instalou a V164 de 9,5 MW, a turbina eólica mais poderosa em uso em um projeto eólico flutuante, no porto de instalação do parque eólico flutuante offshore de Kincardine.

Um marco com o qual a MHI Vestas Offshore Wind (MHI Vestas) fortaleceu sua posição de liderança em energia eólica offshore flutuante, instalando a maior e mais poderosa turbina eólica offshore em uma plataforma flutuante para o projeto eólico offshore Kincardine.

Como Funcionam os Parques Eólicos Offshore?

Podemos esperar a contínua evolução da potência e do design das turbinas eólicas no futuro. (Reprodução/GettyImages)

Energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras. 

Para explorar ao máximo esse recurso, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas em energia eólica.

Os parques eólicos offshore estão localizados em águas não muito profundas (até 60 metros) e afastados da costa, das rotas de tráfego marinho, das instalações estratégicas navais e dos espaços de interesse ecológico.

O desenvolvimento de novos tipos de fundações que permitam localizar essas instalações a uma maior distância da costa. A contínua evolução da potência e do design das turbinas eólicas, são apenas alguns dos progressos aos quais assistiremos nos próximos anos.

A Instalação da Potente Turbina Eólica

Empresa se diz orgulhosa de ter as turbinas eólicas mais poderosas instaladas em uma plataforma eólica offshore. (Divulgação/Grupo Tigre)

A primeira turbina modelo V164-9,5 MW foi instalada em uma plataforma WindFloat da Principle Power, a primeira de 5 unidades desse tipo a serem instaladas no projeto Kincardine.

Este avanço na capacidade da placa de identificação da turbina é uma continuação das credenciais de liderança mundial da MHI Vestas em energia eólica flutuante, incluindo a recente instalação do WindFloat Atlantic.

Kincardine, desenvolvido pelo Cobra Group (ACS), se tornará o maior parque eólico flutuante do mundo em capacidade nominal.

As cinco unidades do projeto serão instaladas a cerca de 15 km da costa de Kincardineshire, em lâminas d’água que variam de 60 a 80 m.

Espera-se que esta primeira unidade de 9,5 MW seja ancorada no local do projeto em dezembro de 2020.

O Futuro da Turbina Eólica Mais Potente do Mundo

Divulgação/Grupo Tigre

O diretor de Projeto da MHI Vestas, Allan Birk Wisby diz que a equipe está orgulhosa de ter as turbinas eólicas mais poderosas instaladas em uma plataforma eólica offshore flutuante. 

“As turbinas V164-9,5 MW são uma excelente opção para o projeto Kincardine e é uma grande conquista da equipe ter concluído a primeira instalação no cais. Esperamos concluir as 4 unidades restantes”, comemora.

O grupo Cobra afirma que o parque eólico flutuante Kincardine será o maior já construído. A instalação da maior turbina já colocada em uma fundação flutuante representa um marco importante para o ambicioso projeto da empresa. 

“Este é um projeto empolgante! Estamos muito ansiosos para vê-la gerar energia no local muito em breve”, afirma a equipe.

Espera-se que Kincardine forneça energia a aproximadamente 35.000 residências da Escócia.

Leia Também

No post here!