fbpx
Continua após a publicidade..

Curitiba Vai Construir Usina Solar Em Forma De Pirâmide Em Aterro Sanitário

Em colaboração com a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), a Prefeitura de Curitiba desenvolveu o projeto para uma usina solar no aterro sanitário Caximba, que foi desativada em 2010.
Continua após a publicidade..

As placas solares serão em formato piramidal e o projeto faz parte do programa Curitiba Mais Energia, voltado ao uso de fontes de energias renováveis. O projeto pode atender até 43% da energia consumida por prédios municipais de Curitiba. O projeto tem potência total de geração de 5 Megawatts.

Como funciona a usina solar em forma de pirâmide?

A Pirâmide Solar do Caximba, como foi batizada, contará com uma central solar de 3,5 MW e uma mini-usina de biomassa de 1,5 MW que utilizará resíduos vegetais provenientes das podas de árvores e da limpeza de jardins para gerar eletricidade.

usina solar em curitiba

O projeto será implementado e mantido através de um Acordo de Cooperação Técnica, que será assinado pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Copel.

A campanha foi organizada pela distribuidora, que abriu o concurso público 001/2019 para receber propostas de empresas interessadas em projetos de produção de energia distribuída no âmbito dos regulamentos e procedimentos estabelecidos pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

A iniciativa é também apoiada pela C40 (rede de cidades empenhadas em combater as alterações climáticas) e pela GIZ (a organização de cooperação internacional do governo alemão).

Energia Solar, noticias Curitiba
Energia Solar, noticias Curitiba
Aterro do Caximba em Curitiba

De acordo com dados preliminares, o investimento global no sistema será de cerca de R$31,5 milhões, com a Copel cobrindo 49% das despesas e a administração municipal os outros 51%.

Continua após a publicidade..

Outros projetos

O programa Curitiba Mais Energia ainda visa a instalação de usinas fotovoltaicas na rodoviária da cidade e em três de seus terminais de ônibus: Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

Outro fruto do programa de energia limpa de Curitiba foi a usina solar do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura da cidade. Operando desde junho de 2019 com 439 placas solares.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.