Moto Elétrica Mais Rápida Do Mundo Bate Próprio Recorde Em Pista Da NASA

Wattman superou seu próprio recorde mundial de velocidade em quase 480 km/h.

Em 2020 a marca francesa Voxan Motors, com sua moto elétrica Wattman, alcançou a marca incrível de 408 km/h, batendo o recorde de moto mais rápida do mundo (entre motos elétricas). O piloto na ocasião era o italiano Max Biaggi, que em 2021 foi chamado pela marca para bater seu próprio recorde. 

O local do teste foi o aeroporto do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida (EUA), onde Max bateu seu próprio recorde, atingindo a “impossível” marca de quase 456 km/h, ultrapassando em quase 48 km/h seu antigo recorde.

Voxan Wattman moto elétrica

Como funciona esse teste de velocidade?

O percurso era de 1 km (em direções opostas), durante duas horas, onde era preciso seguir o regulamento da FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme, ou na tradução, Federação Internacional de Motociclismo), onde para registro final é feita uma média de velocidade entre as duas corridas em direções opostas.

408 km/h: Biaggi e Voxan sfondano il record di velocità su | DMove.it

Recorde Mundial com uma moto elétrica

A Wattman bateu o recorde mundial, na categoria “Motocicleta Elétrica Parcialmente Aerodinâmica abaixo de 300 kg”. No registro a moto elétrica alcançou o novo recorde mundial, atingindo precisamente 455,737 km/h.

Um versão não aerodinâmica da moto (sem a sua carenagem) também participou do desafio, com as mesmas diretrizes do regulamento da FIM, onde o veículo chegou a 369,626 km/h, que garantiu outro recorde mundial, na categoria “Motocicleta Elétrica Não Aerodinâmica abaixo dos 300 kg”.

Nuovo record mondiale per la moto elettrica del Gruppo Venturi

Mudanças necessárias para o novo recorde

Para superar ela mesma, a Wattman teve que passar por atualizações, como o design da bateria que ajudou na redução no peso, permitindo que a moto competisse abaixo dos 300 kg. 

Dessa forma, a Wattman ofereceu mais potência, contando com um trem de força EQ Fórmula E, da Mercedes, que é capaz de produzir 320 kW (429 cv) e 1.360 Nm de torque, gerando um acréscimo de 50 kW (67 cv). Além disso, a distância entre seus eixos ficou mais longa, tendo um aumento na altura do assento, que melhorou a estabilidade e a penetração de ar. 

De acordo com Gildo Pastor, em menos de um ano eles conseguiram reduzir o peso da moto, aumentar sua potência e melhorar a estabilidade.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Moto Elétrica Chinesa Combina Energia Eólica e Solar

Energia Renovável Fornece 32% da Eletricidade Global

Rack Solar: Carrega Carro Elétrico com Energia Limpa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.