Parece incrível demais para ser verdade, não é? Mas é verdade! A Nike conseguiu reformar um parquinho e uma quadra de basquete na Sérvia, para ser mais exato na cidade de Belgrado utilizando parte do material de aproximadamente 20.000 tênis que foram retirados de lojas e pontos de coletas espalhados pela cidade em uma campanha.
O local escolhido não foi aleatório, houve um porque: trata-se de uma região histórica de onde vieram vários nomes do basquete profissional do país. O centro esportivo comunitário é conhecido como BLOK 70 (Bloco 70), e é visto como grande orgulho pela comunidade.

A marca tem como principal intenção valorizar espaços públicos que possam garantir lazer e prática de esporte para todos, principalmente para as crianças e jovens.
Como foi a construída a quadra de tênis reciclados?
A quadra de tênis reciclados ou BLOK 70 se preferir, foi reformada com o uso de 20.000 tênis de modelos antigos que foram doados por toda a cidade através de pontos espalhados na comunidade.

O projeto também reutilizou algumas sobras de materiais usados na produção dos tênis da marca, o que além de ajudar na reforma, ainda evitou o seu descarte em aterros sanitários.
A agência responsável pela campanha foi a Accept & Proceed, que desenvolveu um incrível design da quadra, do parquinho e dos bancos das arquibancadas, além da academia ao ar livre, lixeiras e elementos do local.

A agência britânica trabalhou na campanha de comunicação por seis meses! Iniciando com a coleta de tênis usados, através de pontos nas ruas e lojas espalhadas pelo centro de Belgrado.
A ação fez parte de um programa exclusivo da Nike, o Move to Zero, que tem como objetivo um futuro com emissão de zero carbono e resíduos.