fbpx
Continua após a publicidade..

Mexicana Cria Bioplástico Feito a Base de Casca de Laranja

Estudante venceu concurso ao criar bioplástico feito da casca e bagaço da laranja, que se decompõe em apenas 90 dias
Continua após a publicidade..

Muitos pesquisadores se empenham na descoberta de alternativas para diminuir o impacto negativo do plástico em nosso ecossistema. A estudante mexicana Giselle Mendoza, por exemplo, venceu um concurso nacional por criar um bioplástico produzido a partir da casca e bagaço da laranja. 

De acordo com Mendoza, no oceano pacífico (do qual o México é banhado) existe uma grande acumulação de lixo plástico, que pode ser comparado com o tamanho da França. Para o ano de 2050, haverá mais resquícios plásticos no mar do que vida marinha. “Vinculei isso a uma grande oportunidade, especialmente para o nosso país, o quinto maior produtor de laranja do mundo”, pontua.

Produção do Bioplástico

O grande objetivo do bioplástico é substituir o plástico de embalagens como sacolas, garrafas PET e demais objetos. (Reprodução/Tecnológico de Monterrey)
O grande objetivo do bioplástico é substituir o plástico de embalagens como sacolas, garrafas PET e demais objetos. (Reprodução/Tecnológico de Monterrey)

Além disso, a fruta foi escolhida por suas propriedades nutricionais, medicinais e pelo seu alto teor de celulose, que pode ser extraído para fazer tecidos. Para que a produção de seu material fosse viabilizada, a estudante fez parcerias com produtores da fruta, para que os custos do projeto fossem quase nulos ou por preços baixos por tonelada de descartes.

bioplastico
Reprodução/Tecnológico de Monterrey

Segundo Giselle, o objetivo principal da criação do bioplástico feito a base da casca de laranja — um material flexível e transparente —, é substituir o plástico de embalagens como sacolas, garrafas PET e demais objetos, que são os grandes poluentes dos oceanos e demais ecossistemas de nosso planeta. Ainda segundo a estudante, enquanto um plástico normal demora entorno de 100 anos para se decompor, o seu bioplástico necessita somente de 90 dias para completar sua deterioração.

Com o bioplástico a estudante tirou o terceiro lugar no Prêmio Santander de Inovação Empresarial de 2019. (Reprodução/Tecnológico de Monterrey)
Com o bioplástico a estudante tirou o terceiro lugar no Prêmio Santander de Inovação Empresarial de 2019. (Reprodução/Tecnológico de Monterrey)

Embora o produto ainda não seja comercializado, a pesquisa ainda é realizada pela startup GECO, fundada pela própria Giselle em 2018. A estudante tirou o terceiro lugar no Prêmio Santander de Inovação Empresarial de 2019, além do primeiro lugar no Global Student Entrepreneur Awards (GSEA) no México.

Outras alternativas de Bioplástico

Felizmente, foram criados diversas opções de plásticos biodegradáveis para serem a opção consciente aos plásticos poluentes. Todos eles são produzidos a base de fontes não renováveis (como o petróleo) que se biodegradam, e de plásticos feitos a partir de fontes renováveis que não se biodegradam, como as plantas. Entre os exemplos, podemos citar:

Continua após a publicidade..
  • Bioplástico de poliácido láctico (PLA)
  • Bioplásticos feitos a partir de algas
  • Bioplástico de casca de camarão
  • Bioplástico de lixo orgânico
  • Bioplástico de poliamida (PA)
  • Bioplástico de polibutileno tereftalato adipato (PBAT)
  • Bioplástico de polibutilenosuccinato (PBS)

Outra alternativa aos plásticos convencionais, são os plásticos verdes: polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, de origem renovável, 100% reciclável e sem efeitos no aquecimento do planeta. Apesar disso, ele não é biodegradável, pois não pode ser degradado por microorganismos.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.