fbpx
Continua após a publicidade..

Filipinos Criam Máscara de Abacá Como Alternativa as Descartáveis

A fibra presente na máscara de abacá, se degrada em apenas dois meses e pode substituir o plástico em milhões de máscaras faciais.
Continua após a publicidade..

O Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas (DOST-X) publicou um estudo analisando a eficácia da máscara de abacá em comparação às máscaras hospitalares comuns (como o modelo cirúrgico e a N95). 

mascara filipnas
(Divulgação/Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas)
tecido reciclavel
(Divulgação/Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas)

Nele, os pesquisadores descobriram que a máscara de abacá absorveu de 3 a 5 % do total de água aplicada, enquanto a N95, absorveu 46%; e a cirúrgica, 0,17%. Basicamente, a máscara de abacá repele a água muito melhor do que a N95 e é quase tão boa quanto uma máscara cirúrgica.

Máscara de Abacá: A Fibra nas Filipinas

fabricação tecido
(Reprodução/MarvinBikolano)

A Salay Handmade Products Industries, sediada nas Filipinas, é a responsável pelas novas máscara de abacá feitas de fibras da folha homônima da agência de fibras Dragon Vision Trading. De acordo com a empresa, o abacá é tão forte quanto o poliéster — mas, ao contrário do poliéster, pode se decompor em apenas dois meses. Isso acontece porque o Abacá é composto por células longas e finas que fazem parte da estrutura de suporte da folha.

fiibra pendurada
(Reprodução/MarvinBikolano)

Por isso, a fibra é valorizada por sua grande resistência mecânica, resistência aos danos da água do mar e pelo comprimento de fibra longa. Ela é comumente usada nas Filipinas na fabricação de diversos objetos como cordas, fios, linhas e redes de pesca, bem como tecido grosso para saque. 

Há também um mercado de nicho próspero para roupas, cortinas, biombos e móveis de abacá, mas a fabricação de papel é atualmente o principal uso da fibra. São fabricados diversos tipos de embalagens, papeis de diferentes formatos, cédulas de dinheiro e, agora, máscara de abacá.

Um Custo Necessário com a Máscara de Abacá

mascara ecofriendly
(Reprodução/Neil Francis Capistrano/Facebook)

A máscara de abacá custa mais do que as máscaras cirúrgicas sintéticas – mas, o custo financeiro não é o único preço que devemos levar em conta: há também o custo ambiental. Mesmo que essas máscaras sejam mais caras, fabricantes de equipamentos de proteção de saúde da China, Índia e Vietnã fizeram novos pedidos para a fibra nos últimos meses, o que levou as fábricas do país a dobrarem sua produção, segundo Kennedy Costales, chefe da agência de fibras das Filipinas.

Continua após a publicidade..
producao mascara
(Reprodução/Tyratoyado/Twitter)

Ainda que os produtores aumentem a produção de máscara de abacá, isso não é suficiente para atender ao déficit de abastecimento do ano passado de cerca de 125.000 toneladas. Parte da razão é que os agricultores das Filipinas não têm subsídios do governo para aumentar a produção. “Abacá é como ouro precioso para as Filipinas, mas tem sido freqüentemente esquecido porque o governo, que prioriza plantações para alimentar o povo”, disse Costales. “Esta é uma oportunidade perdida para nós”, lamenta.

producao
(Reprodução/Tyratoyado/Twitter)
Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.