fbpx
Continua após a publicidade..

Indiano Projeta Turbina Eólica Caseira que Gera Eletricidade e Água Potável

A turbina eólica caseira “dois em um” produz diariamente cerca de 30KW e até 100 litros de água potável.
Continua após a publicidade..

Atualmente na Índia, 88 milhões de pessoas estão privadas de água potável devido ao clima seco e a contaminação/esgotamento do lençol freático. Pensando em reverter este triste cenário, Madhu Vajrakarur, um estudante de engenharia elétrica do estado de Andhra Pradesh, surgiu com uma solução não convencional: projetou uma turbina eólica caseira que produz eletricidade e água potável.

O jovem Madhu é um dos muitos no país sem acesso a um fornecimento contínuo de eletricidade ou água potável. De acordo com o estudante, a principal fonte de abastecimento de água é através de poços e cisternas, onde é aquecida e usada para consumo. “Quando não há chuva, o nível do lençol freático cai e dependemos da compra de água potável em caminhões-tanque. Meu pai é agricultor e minha mãe dona de casa, então a renda deles é baixa”, lamenta.

A inspiração da turbina eólica caseira

noticias, Energia
Reprodução/Pixabay

Madhu conta que construir uma turbina eólica era seu sonho desde o ensino médio, quando estudou sobre o assunto. Ele conta que, naquela época, não tinha experiência ou tecnologia para fazer um de verdade, mas fazia modelos utilizando papelão para exposições de ciências organizadas na escola.

Mas no segundo ano da faculdade, Madhu aprendeu a fazer redes de energia solar e postes de luz automáticos, o que lhe deu o conhecimento prático para trabalhar com essa tecnologia. 

“Em outubro de 2020, o primeiro-ministro Narendra Modi em sua sessão Mann Ki Baat falou sobre moinhos de vento que podem gerar água e também explicou como essas turbinas eólicas são implantadas em outros países. Isso me inspirou a fazer um. Assistindo a vídeos no Youtube, aprendi mais sobre como fazer uma turbina eólica que pode gerar água e eletricidade. Fiz desenhos do design, peguei a matéria-prima necessária e comecei a fazer ”, relembra o estudante.

Como funciona a turbina eólica caseira?

noticias, Energia

A turbina eólica tem 4,5 metros de altura e funciona, primeiramente, coletando a umidade da atmosfera. Após coletada, ela é direcionada por um tubo de cobre (como os usados ​​em geladeiras), e por fim chega a um filtro de três estágios.

A umidade do vento é direcionada para a estrutura das turbinas eólicas usando um soprador colocado na parte de trás do ventilador. Uma vez que o ar frio vai para o quadro longo, a umidade é direcionada para o compressor de resfriamento que condensa o ar em água. 

“Após isso, a água é então direcionada através de tubos de cobre para um filtro de três estágios com filtros de membrana, filtros de carbono e filtros UV para coletar quaisquer partículas de poeira presentes. Por fim, o acesso à água limpa é feito por meio de uma torneira colocada na moldura”, explica. 

Madhu ainda acrescenta que a água também é coletada em um tanque externo com capacidade de 40 litros. A turbina eólica caseira é conectada a um inversor com capacidade de 30 quilowatts e pode ser usada para alimentar ventiladores, luzes e plug-points.

Acabamento

A turbina eólica foi feita com tubos de plástico, barras de ferro e alguns outros elementos que Madhu comprou online. Ele começou a fabricar a turbina na primeira semana de outubro de 2020 e a terminou em 15 dias. 

Ele recebeu ajuda de soldadores para fazer o ventilador e seus amigos o ajudaram a implantar a estrutura. Custou-lhe um total de Rs 1 lakh, fornecido por seus pais e com suas próprias economias.

Continua após a publicidade..

Planos para o futuro

noticias, Energia
Reprodução/Youtube

Hoje, a turbina eólica caseira fornece a ele 80 a 100 litros de água todos os dias e, com isso, Madhu pôde reduzir as altas contas de eletricidade com o uso de um motor para bombear água de poços. Seus vizinhos também se beneficiam da turbina eólica sempre que têm falta de água potável. Um deles, Vannur Vali, amigo de infância de Madhu, não está surpreso que seu amigo foi capaz de implementar uma solução tão inovadora para resolver seus problemas.

“Experimentar e tentar implementar soluções inovadoras foi algo que Madhu sempre gostou desde os tempos de escola. Estou muito feliz que ele teve sucesso com a turbina eólica e espero que seus esforços sejam reconhecidos e possam resolver os problemas de água em todo o país”, comenta.

Agora, o futuro engenheiro espera comercializar seu projeto e ajudar outras pessoas instalando esta turbina eólica em áreas com escassez de água.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.