fbpx
Continua após a publicidade..

ONG Holandesa Cria Dispositivo Removedor de Resíduos

A organização pretende que o dispositivo removedor de resíduos limpe cerca de 90% do plástico nos oceanos.
Continua após a publicidade..

É um fato que a poluição marinha ocorre porque, tanto os mares quanto os oceanos, recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes que são levados pelos rios e que deságuam no mar. Para combater essa situação, a ONG holandesa The Ocean Cleanup projetou o Interceptor: um dispositivo removedor de resíduos plásticos de rios e oceanos.

noticias, Meio Ambiente
Divulgação/The Ocean Cleanup

A cada ano, de 5 a 13 milhões de toneladas de plástico caem no oceano. O montante deve triplicar no próximo século. Isso não só representa um perigo para a vida marinha — que pode ficar presa no plástico ou ingeri-lo —, mas também é um risco para a saúde humana ao comer frutos do mar contaminados. 

A The Ocean Cleanup é uma das iniciativas mais proeminentes para enfrentar esse lixo marinho em rápido crescimento. E, agora a organização está aumentando a produção desses Interceptores, com mil dos rios mais poluentes do mundo em vista.

Como Funciona o Dispositivo Removedor de Resíduos

noticias, Meio Ambiente
Divulgação/The Ocean Cleanup

O Interceptor é um dispositivo removedor de resíduos que pode extrair 50.000 kg de lixo de um rio a cada dia. Para realizar sua tarefa, os dispositivos são ancorados ao leito do rio e utilizam barreiras flutuantes que captam os resíduos e os orientam para uma abertura. 

As correntes então movem os detritos para uma correia transportadora, que os extrai da água e os entrega a um ônibus que distribui os detritos pelas lixeiras. 

Montagem das barreiras flutuantes de um dispositivo removedor de resíduos Interceptor.
Montagem das barreiras flutuantes de um Interceptor. (Divulgação/The Ocean Cleanup)
Dispositivo removedor de resíduo ancorado ao leito do rio para captar resíduos.
Divulgação/The Ocean Cleanup

Seus sensores a bordo alertam os operadores locais quando as lixeiras precisam ser esvaziadas e, em seguida, o lixo plástico é encaminhado para as instalações locais para processamento. 

Para o projeto da terceira geração, o Ocean Cleanup utilizou dados das operações piloto, mas agora com atualizações para o transportador, transporte, lixeiras e barcaças.

O Futuro do Dispositivo Removedor de Resíduos

Projeção da terceira geração do dispositivo removedor de resíduos Interceptor.
Divulgação/The Ocean Cleanup

A Ocean Cleanup tem atualmente três Interceptores recolhendo resíduos plásticos de rios na Malásia, Indonésia e República Dominicana. Um quarto está pronto para funcionar no Vietnã, mas sofreu atrasos e deve ser lançado no início do próximo ano.

A grande novidade, é a parceria com a empresa Konecranes, para preparar a expansão global do projeto Interceptor e, se preparar para enfrentar os rios mais poluentes do mundo, com a terceira geração do Interceptor.

Continua após a publicidade..
noticias, Meio Ambiente
Divulgação/The Ocean Cleanup
noticias, Meio Ambiente
Divulgação/The Ocean Cleanup

Para isso, a instalação MHE-Demag da empresa em Klang, Malásia, já está trabalhando nos quinto e sexto dispositivos removedores de resíduos, com conclusão prevista para maio de 2021. A Konecranes se encarregará da fabricação, instalação e manutenção das futuras embarcações, com parceiros locais supervisionando as operações.

noticias, Meio Ambiente
Boyat Slat à esquerda, em lançamento do projeto da terceira geração do Interceptor. (Divulgação/The Ocean Cleanup)

Em entrevista para o site Design Boom, Boyan Slat, CEO do The Ocean Cleanup, reflete que, para um final de ano desafiador, está muito feliz de ver o início da produção em série para o Interceptor. 

“É uma etapa necessária para lidarmos com o fluxo global de poluição por plástico em nossos oceanos em escala. Acredito que a Konecranes é adequada para o trabalho e estamos ansiosos para vê-los construindo muitos mais Interceptors nos próximos anos. Sou grato por seu compromisso com a limpeza dos oceanos”, comemora.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.