Após desafiar o presidente russo, Vladimir Putin, através do Twitter para um duelo de MMA, para a saída das tropas russas da Ucrânia, o bilionário e empresário Elon Musk (proprietário da SpaceX e Tesla) sugeriu uma saída para a Espanha se livrar da dependência do gás produzido pela Rússia.
Novamente através do Twitter, Elon Musk, escreveu que a Espanha deveria fazer a construção de uma gigantesca usina de energia solar, que poderia gerar energia para praticamente toda a Europa. Como repercussão do post, Pedro Sánchez, o primeiro-ministro espanhol, estendeu um convite para Elon visitar a Espanha, além de mostrar-se totalmente aberto para investimentos em energia fotovoltaica.
Spain should build a massive solar array. Could power all of Europe.
— Elon Musk (@elonmusk) April 4, 2022
Qual o objetivo da usina solar?
Ainda de acordo com Sánchez, o país já está desenvolvendo um plano ambicioso para um sistema de energia renovável e eficiente. Dessa forma, as oportunidades, cadeias de valores e a digitalização serão maximizadas que que tenha uma grande possibilidade de sucesso com as usinas solares.
Alguns anos atrás, em 2016, Elon comprou a SolarCity, uma produtora de painéis fotovoltaicos, por cerca de 2,6 bilhões de dólares. O plano de Musk é tornar a empresa na maior fornecedora de energia solar do mundo.
Paralelo a isso, Sánchez é um grande entusiasta de energias renováveis, já tendo anunciado cerca de 16 bilhões de euros para a transição das fontes de energias não renováveis para renováveis, na Espanha até 2026. Além disso, a Espanha reúne as melhores condições climáticas para receber uma usina solar de grande porte.