fbpx
Continua após a publicidade..

Garrafa Térmica Solar Aquece Água em 30 Minutos

Uma garrafa térmica solar projetada por engenheiros argentinos é a nova promessa para aquecer o mate tradicional no país
Continua após a publicidade..

E se existisse uma maneira rápida de ferver a água somente com a luz do sol? Um grupo de argentinos conseguiu essa façanha, projetando uma garrafa térmica solar que aquece e mantém a temperatura da água usando a energia do sol.

A garrafa Solarmate, produto homônimo da empresa argentina de artigos relacionados a energia elétrica, necessita somente cerca de 30 minutos para aquecer e manter a temperatura da água.

Funcionamento da Garrafa Térmica Solar

Energia Solar, noticias Argentina

O engenheiro argentino Christian Navntoft,  doutor pela Universidade Nacional de San Martín, tinha o desejo de formular um dispositivo que pudesse ferver e manter a água quente para servir e tomar o mate (bebida tradicional a Argentina e sul do Brasil). 

Dessa forma, o engenheiro teve a ideia da garrafa térmica solar. Logo, junto a uma equipe de empresários, Christian projetou um aparelho de estrutura simples mas que capta a energia do sol. 

Com capacidade de 500 mL de líquido, o interior da garrafa térmica possui uma “ampola” de vidro, capaz de manter a temperatura da água aquecida em seu interior. Mas como ela é aquecida antes?

Energia Solar, noticias Argentina
Energia Solar, noticias Argentina

O usuário deve abrir sua estrutura. Seu interior apresenta dois painéis feitos com tecnologia CPC (Concentradores Parabólicos Compostos) utilizados em sistemas solares de alta eficiência. Com essas peças, os raios do sol são refletidos na ampola de vidro na garrafa, aquecendo a água em seu interior.

Após 30 e 60 minutos (dependendo da temperatura desejada), as abas do invólucro devem ser fechadas para que a garrafa mantenha a temperatura da água aquecida por mais tempo. 

Energia Solar, noticias Argentina
Energia Solar, noticias Argentina

Em comparação a outras garrafas térmicas, a garrafa térmica solar é mais eficiente na manutenção da temperatura. Além disso, ela é um bom exemplo de sustentabilidade e eficiência energética de fontes limpas.

“Gosto que as pessoas entendam o potencial da energia solar. E esse aparelho tem esse objetivo: você pode aquecer a água do mate e aproveitar que essa água foi aquecida por nada mais e nada menos que o sol”, explica Christian.

O objetivo deste empreendimento é criar, produzir e comercializar o maior número de garrafas térmicas solares para poderem integrar este recurso no dia a dia, aproveitando da potência e sustentabilidade da energia solar.

O Futuro Para a Garrafa Térmica Solar

Mulher servindo água quente para o mate com a garrafa térmica solar Solarmate

Felizmente, a empresa conseguiu adquirir fundos com incentivo financeiro de instituições educacionais e privadas para lançar e comercializar a garrafa térmica a energia solar.

No futuro, Christian afirma que a empresa abrirá um canal de comunicação com quem adquire a nova garrafa térmica.

Continua após a publicidade..
Energia Solar, noticias Argentina
Garrafa térmica solar Solarmate sendo aquecida ao sol no Egito
Energia Solar, noticias Argentina

A ideia, segundo o engenheiro, é receber recomendações dos consumidores para melhorias dos próximos modelos a serem confeccionados. 

Não gosto que as pessoas tenham que ficar com algo que não gostam”, finaliza.

O projeto da garrafa térmica solar foi reconhecido pela Agência de Promoção da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia Nacional, a SEPYME (Ministério das Pequenas e Médias Empresas), a CNEA (Comissão Nacional de Energia Atómica), a UNSAM (Universidad de San Martín), entre outras instituições argentinas.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.