Tecnologia Combina Benefícios do Teto Verde e Placas Solares

Startup norueguesa criou um sistema de placas solares verticais que otimizam a produção de eletricidade e podem ser instalados junto a tetos verdes.

Muitas vezes já falamos sobre todos os benefícios de tetos verdes, seja ajudando na redução de ilhas de calor, captação da água da chuva, além de poderem ser espaços para biodiversidade e também na produção de alimentos.

Já os benefícios dos painéis solares também são diversos, como gerar energia vinda de uma fonte totalmente limpa e renovável, além de toda a economia em dinheiro na conta de luz.

A ideia por trás das placas solares serem na vertical, se deve a um problema muito comum, que afeta os países nórdicos: a neve. Desse modo, placas horizontais facilmente são cobertas de gelo no inverno, impedindo captação de energia solar com qualidade.

Com isso em mente, a Over Easy Solar, uma startup da Noruega, concluiu com sucesso a instalação de um projeto que combina os tetos verdes com os painéis de captação solar. Uma das novidades desses painéis, é que eles ficam na vertical e são bifaciais, captando os raios solares de ambos os lados, maximizando a captação e consequentemente, a geração de energia.

placa solar teto verde

A tecnologia desenvolvida permite combinar a cobertura verde dos tetos com um sistema de energia solar. A estrutura do projeto permite acesso para a vegetação para podas, cuidados e para regar. Ao mesmo tempo que permite a captação em ambos os lados do equipamento, o que garante uma geração “dobrada” de energia durante várias horas do dia, que o sol está presente.

placas solares

Entretanto, saindo da realidade de neve da Noruega, mesmo em países onde não há incidência de neve, a disposição vertical ajuda a não acumular sujeira e folhas sobre os painéis. Garantindo assim, o máximo de eficiência na hora de captar os raios solares.

Outra vantagem é que a instalação pode ser mais rápida, quando comparada a instalação de painéis convencionais. Isso vem de uma afirmação do próprio fabricantes que afirma que, em comparação com a preparação e instalação de um sistema comum, o sistema vertical gasta cerca de 90% menos tempo para ser planejado e instalado.

Ainda pelo fato de ser vertical, existem algumas diferenças, uma delas está ligada com os picos de geração de energia solar. Uma vez que nas placas horizontais, o pico de geração ocorre por volta das 12h, quando o sol está mais forte e melhor posicionado; já com as verticais, ocorrem dos picos, uma pela manhã e outra pela tarde. Nesse caso, os horários variam, levando em conta a localização do país no globo.

Primeiro teste das placas solares

O primeiro projeto instalado pela empresa, ficou no teto verde de uma escola localizada em Oslo. O sistema de 5 kWp foi instalado junto a uma solução modular que ficou a 31,4 cm acima do revestimento verde do telhado do local, tirando a necessidade de fixação ou lastro, o que pode ser necessário em condições diferentes de vento. Nesse local, os dois picos de captação ocorreram às 11h e às 19h aproximadamente.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Moto Elétrica Chinesa Combina Energia Eólica e Solar

Energia Renovável Fornece 32% da Eletricidade Global

Rack Solar: Carrega Carro Elétrico com Energia Limpa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.