Um sistema de energia mista que gera energia solar e eólica foi desenvolvido pela empresa francesa Unéole. O modelo poderia ser uma solução adaptada para a geração de energia em edifícios em áreas urbanas.
Em 2050, 68% do mundo viverá em áreas urbanas de acordo com a ONU. Com este aumento da população vem uma necessidade de mais fontes de energia. A plataforma mista é uma opção que ajuda a aliviar alguma pressão, fornecendo turbinas eólicas cobertas e telhados fotovoltaicos. Esta combinação aumenta a produção de energia em 40%.
Além de aproveitar ao máximo o potencial energético de uma região, o equipamento permite a energização através de diferentes meios, dependendo das condições meteorológicas. É o caso, por exemplo, da geração de energia solar durante as horas de luz solar e à noite (ou durante as estações de Inverno), utilizando turbinas eólicas quando o sol se afasta. Esta mistura de tecnologias proporciona apoio de modo a não deixar os consumidores sem eletricidade.
O sistema Unéole é uma fila de turbinas eólicas que são colocadas por baixo de painéis solares, o que equivale a cerca de quatro metros de altura. A empresa colabora com escritórios de design para que a sua tecnologia possa ser utilizada para todos os tipos de telhados planos com 150 m2 ou mais.
“Nossos algoritmos específicos identificam o número ideal de turbinas eólicas, de painéis fotovoltaicos, a sua produção individual e consequentemente a rentabilidade de todo o sistema. Também somos projetistas, montadores e instaladores de nossos próprios módulos de turbinas eólicas”, diz Louis Dubar, engenheiro de vendas da Unéole.
Um sistema em que não é emitido ruído
A turbina eólica de eixo vertical é uma ótima forma de gerar energia a partir do vento, sem ruído ou vibração. Isto torna-a ideal para utilização em áreas urbanas. Além disso, a agência pública francesa CEREMA certificou que as turbinas funcionam silenciosamente e não produzem ondas eletromagnéticas nocivas.
As turbinas eólicas são também amigas do meio ambiente porque são construídas com materiais reciclados ou recicláveis (alumínio e aço inoxidável) que podem ser produzidos perto do local de operação.