Em breve, teremos painéis solares nos nossos telhados que não só captam a luz solar, mas também a água do ar. Estes painéis de hidrogénio serão ligados de forma semelhante aos painéis fotovoltaicos com tubos de gás em vez de cabos eléctricos.
Durante mais de uma década, os pesquisadores trabalham para aperfeiçoar esta tecnologia, que a Comate Engineering & Design tem agora implementado num design atrativo.
Como os painéis solares para produção de hidrogênio funcionam?
O painel solar para produção de hidrogênio, com uma eficiência de 15%, converte o vapor de água no ar em hidrogênio com a ajuda da luz solar. Os pesquisadores garantem que podem produzir cerca de 250 litros de hidrogénio por dia.
Os painéis de hidrogênio são painéis solares que, como o nome sugere, geram hidrogénio gasoso. Utilizam a energia solar para dividir moléculas de água e produzir gás hidrogênio. Infelizmente, esta tecnologia não funciona bem em locais muito áridos, devido à falta de vapor de água no ar.
Estes novos painéis solares são como os tradicionais, exceto que estão ligados por tubos de gás em vez de serem cabos elétricos. A camada superior do painel produz eletricidade enquanto o sistema de tubagem por baixo extrai hidrogênio das moléculas de água no ar através de uma membrana.
Segundo o pesquizador Jan Rongé, da KU Leuven, “Os painéis solares de hidrogênio da Solhyd são compatíveis com a maioria os módulos fotovoltaicos modernos, podendo-se ligar diretamente ao sistema. Assim, podemos beneficiar dos desenvolvimentos tecnológicos e redução de custos da industria fotovoltaica. Para melhorar esta sinergia, os painéis solares de hidrogénio Solhyd são compatíveis com a maior parte das estruturas de montagem existentes”.
Os painéis solares de hidrogênio são o tamanho perfeito para uma produção modular e descentralizada. Estima-se que apenas 20 destes painéis podem fornecer eletricidade e calor suficientes para alimentar uma casa bem isolada com uma bomba de calor durante todo o Inverno.
Os painéis solares de hidrogênio não são apenas uma forma sustentável e amiga do ambiente de aquecer casas, mas também geram electricidade durante todo o ano quando utilizados em conjunto com painéis solares tradicionais e um colector solar térmico.
No início, serão criadas algumas dezenas de painéis para pequenos projetos-piloto. Contudo, até 2026, a equipe prevê produzir anualmente mais de 5.000 painéis solares de hidrogénio em massa, a um preço comparável aos painéis fotovoltaicos atualmente disponíveis.