Proteus, um protótipo de uma fazenda solar flutuante que segue os raios solares, está a sendo testado nos Países Baixos e foi selecionado como finalista para o European Inventor Award.
Embora não tenha ganho o prêmio europeu, a fazenda demonstrou o seu potencial tecnológico. Os seus painéis rodam lentamente em dois eixos e utilizam sensores mecânicos, geoespaciais e de luz para seguir com precisão a elevação do caminho do sol à medida que se desloca de leste para oeste. Isto permite à usina aumentar a sua capacidade de produção de energia, gerando cerca de 73 kilowatts de potência.
Como funciona a fazenda solar flutuante?
O Proteus é uma ilha flutuante de 38 metros de largura de painéis solares que gera energia renovável. O modelo está equipado com 180 painéis de dupla face. Cada ilha pode ser instalada em lagos, reservatórios, e zonas costeiras. Por enquanto, a instalação está a ser testada no Oostvoornse Meer, um lago no sudoeste da Holanda.
A usina solar, desenvolvida pela empresa portuguesa Solaris Float, tem o potencial de gerar 40% mais energia do que os painéis fixos em terra, estima a empresa. Outra qualidade apelativa é que gera energia renovável limpa sem necessidade de solo – uma característica crucial em países com recursos limitados de terra.
Se as condições forem boas e a localização for ideal, sete ilhas Proteus poderiam gerar até 2 GW por ano. Com uma área de 15.000 m2, isto seria suficiente para abastecer 1,5 milhões de lares com energia.
O produto desta empresa não só terá um impacto visual positivo, como também reduzirá as taxas de evaporação de água nos lagos. O produto funciona ao ser instalado em lagos de barragens, onde cria sombras e bloqueia o vento, reduzindo assim a quantidade de água que evapora da superfície do lago.
Quantas fazendas solares existem no Brasil?
No Brasil, segundo levantamentos feitos em 2019 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem 7.429 usinas. Dessas, 2.469 são usinas solares, ou seja, 33% do total existente no território brasileiro está utilizando os raios solares para produzir energia elétrica.