fbpx
Continua após a publicidade..

Projeto Pioneiro de Moradia Estudantil Indígena da UFSC é Premiado

Descubra como a UFSC conquistou um prêmio de arquitetura com seu inédito projeto de moradia estudantil indígena. Clique agora para saber todos os detalhes!
Continua após a publicidade..

Um projeto inovador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acaba de ser reconhecido com prestígio no cenário arquitetônico brasileiro. A proposta pioneira para uma Moradia Estudantil Indígena foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB-SC). Divulgado no dia 21 de novembro, a iniciativa foi aclamada nas categorias ‘Edificações e projetos’ e ‘Destaque Luiz Antônio Medeiros da Silva’.

A construção do prédio está programada para 2025. Segundo a UFSC, esta provavelmente será a primeira moradia universitária no Brasil a respeitar plenamente as especificidades culturais das diversas etnias presentes no campus. A proposta visa não apenas abrigar, mas também valorizar e respeitar os costumes indígenas de maneira integrada ao espaço universitário.

moradia estudantil ufsc

Em um universo concorrido com 462 inscritos na etapa estadual, a proposta da UFSC destacou-se pela sua inovação e relevância social. Além deste, outros dois projetos de Santa Catarina foram selecionados para concorrer à etapa nacional, prevista para janeiro de 2024.

Transparecendo sensibilidade e valorização da cultura indígena, a instituição propõe um ambiente onde os rituais e o modo de vida indígenas não sejam interrompidos no contexto universitário. Para tanto, propõe áreas de uso coletivo, como duas cozinhas, sala de estudos e um centro de organização estudantil.

Empatia na arquitetura delineia o projeto, já que os quartos foram projetados com auxílio de estruturas em madeira – refletindo técnicas construtivas comuns dos povos originários. Pensando na fluidade do convívio, o número de estudantes por quarto será flexível, abrigando um total de 156 estudantes.

Arquitetura Sustentável, noticias

A UFSC planeja a execução do projeto, considerando a viabilidade de construção em uma área de Florianópolis. O terreno escolhido fica próximo ao Colégio de Aplicação (CA/UFSC), onde há diferentes espécies de árvores e um pequeno córrego.

Continua após a publicidade..

Atuais estudantes indígenas residem provisoriamente na Ocupação Maloca, localizada ao lado do Restaurante Universitário (RU). Tais alunos devem permanecer nesse espaço até a finalização do Alojamento Estudantil Indígena, cujas obras iniciaram em maio e preveem conclusão em dezembro, abrigando 60 estudantes em 12 dormitórios compartilhados.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novo Sistema de Vela da Michelin Promete um Futuro Sustentável no Mar

Revolucionária Fábrica de Celulose no Brasil Inicia Operações

Esta Mini Turbina Eólica Parece uma Obra de Arte Que Gera Energia Para Sua Casa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.