A Valmet Automotiv anunciou que iniciou a produção em série do Lightyear 0, que é reconhecido como sendo o carro mais aerodinâmico alguma vez criado. A empresa rotula o carro como “o primeiro carro verdadeiramente solar do mundo”, com a intenção de mudar a mobilidade tal como a conhecemos.
“Uma nova era de mobilidade elétrica está aqui, e o lançamento do Lightyear 0 nos aproxima de nossa missão de mobilidade limpa para todos, em todos os lugares”, celebrou Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.
A Lightyear e Valmet Automotivese uniram para a produção do Lightyear em 2021. Após dar início e ao processo, e de reunir mais de 100 convidados e representantes da mídia automotiva nas instalações em Uusikaupunki, na Finlândia, Olaf Bongwald, CEO da Valmet Automotive, destacou a importância do marco:
“Compartilhamos a motivação da Lightyear em criar soluções de mobilidade novas e mais sustentáveis e estamos entusiasmados por fazer parte desse desenvolvimento inovador na indústria automotiva agora. Temos trabalhado juntos para nos prepararmos para a produção tranquila desses carros elétricos solares exclusivos.
Conheça os detalhes do Lightyear 0
A característica mais impressionante do Lightyear 0 é o seu alcance extremamente longo de 625 quilômetros por carga. Além disso, pode ficar desligado da tomada durante meses de cada vez. Apesar de ter apenas uma bateria de 60 kWh, o carro foi concebido para poder viajar até 70 quilômetros utilizando apenas a luz solar.
O carro carrega através de placas fotovoltaicas instaladas no teto, e não tem de conduzir durante longos períodos de tempo com tempo quente, de acordo com a Valmet. A captação de energia proporciona um alcance extra de 37 quilômetros por hora.
Embora o desempenho do Lightyear 0 não seja estelar, ele também não faz feio. De acordo com números divulgados pela empresa – que não revelaram especificidades do seu motor elétrico – o carro movido a energia solar acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.
Os interessados no Lightyear 0 terão de pagar um preço elevado pelo veículo, já que este não é de todo convidativo. As primeiras 150 unidades custarão $260.000 cada e estima-se que a entrega tenha início durante o primeiro trimestre de 2023.
A Valmet Automotive disse que pretende produzir um carro por semana. Em 2025, está planeada a produção de um modelo maior chamado Lightyear 2. Este modelo mais recente terá mais alcance, será mais potente, e custará um pouco mais de dinheiro do que a versão anterior.