fbpx
Continua após a publicidade..

Turbina Flutuante Transforma Ondas em Eletricidade Renovável 

Conheça a tecnologia holandesa que promete revolucionar a geração de energia a partir das ondas do mar.
Continua após a publicidade..

Uma turbina flutuante pode transformar as ondas das marés em eletricidade renovável. Desenvolvida pela empresa holandesa Slow Mill Sustainable Power, a turbina, apelidada de Slow Mill, é um conversor de energia das ondas que funciona por meio de um flutuador com pás conectadas a uma âncora no fundo do mar.

As ondas empurram o flutuador para cima e as pás para longe da âncora, aproveitando o movimento para cima e para baixo, bem como o movimento de vaivém das ondas. A água do mar é conhecida por ser corrosiva e abrasiva, mas o Slow Mill é feito em grande parte de materiais compostos com fibra de vidro, resistente à corrosão.

turbina flutuante

O Conselho Mundial de Energia estima que 2 milhões de megawatts, o dobro da atual produção mundial de eletricidade, poderiam ser produzidos a partir das ondas do mar. No entanto, um dos maiores desafios da conversão de energia das ondas em eletricidade é que os movimentos das ondas são irregulares e difíceis de seguir.

Por isso, a Slow Mill é leve e segue as ondas com facilidade, capturando movimentos de elevação, onda, oscilação, inclinação e rotação. As lâminas vão até quatro metros para extrair a energia das ondas abaixo da superfície.

Energia, noticias

Devido à pandemia, a construção de um modelo em escala para testes em mar aberto foi iniciada em 2020. O sistema vem sendo testado na Holanda desde 2018 e é apoiado pelo governo holandês. A viabilidade do projeto vem se provando possível, apesar de todos os desafios, abrindo caminho para a geração de energia elétrica a partir das ondas do mar.

De acordo com o texto, cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água, sendo oito mil quilômetros de costa somente no Brasil. É nessa imensidão azul que a Slow Mill vê uma grande oportunidade para gerar energia renovável. A tecnologia propõe uma alternativa limpa e sustentável, capaz de aproveitar a energia das ondas sem prejudicar o meio ambiente.

As pessoas também perguntam

Como funciona a turbina flutuante Slow Mill para a geração de energia renovável?

A turbina flutuante Slow Mill aproveita a energia das ondas das marés por meio de um flutuador com pás conectadas a uma âncora no fundo do mar, que captura movimentos elevação, onda, oscilação, inclinação e rotação.

Qual é o material utilizado na construção da turbina flutuante Slow Mill?

A turbina flutuante Slow Mill é feita principalmente de materiais compostos com fibra de vidro, que é resistente à corrosão da água do mar.

Continua após a publicidade..

Qual é a capacidade de produção de eletricidade por meio da geração de energia das ondas do mar estimada pelo Conselho Mundial de Energia?

O Conselho Mundial de Energia estima que a geração de energia das ondas do mar pode produzir 2 milhões de megawatts, o dobro da atual produção mundial de eletricidade.

A Slow Mill é uma tecnologia sustentável e viável?

Sim, a Slow Mill é uma tecnologia sustentável e viável que tem sido testada desde 2018 na Holanda e tem o apoio do governo. O modelo em escala para testes em mar aberto está sendo construído desde 2020.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.