Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, deram vida ao Stella Terra, um veículo leve, ágil e pronto para aventuras. Stella Terra não é apenas um carro comum; Ele é alimentado por energia solar e tem a capacidade de percorrer 1000km sem parar para recarregar, uma façanha que poderia revolucionar a indústria de autocarros.
Conhecido por sua cor verde-oliva e design aerodinâmico, o Stella Terra foi feito para superar terrenos difíceis, mantendo-se leve e eficiente ao mesmo tempo. Mas como um carro pode atingir este impressionante alcance? A resposta é simples: leveza e aerodinâmica foram fundamentais na concepção deste veículo solar, afirmam os criadores do projeto.

Como funciona o carro elétrico solar?
O Stella Terra é capaz de atingir até 145 km/h e pesa apenas 1200 kg. Em um dia ensolarado, a autonomia deste carro solar atinge até 710km, enquanto que em um dia normal a média são 550km, isso dependendo do terreno. A chave para sua eficiência está no conversor do painel solar, que consegue converter até 97% da luz solar absorvida pelas células fotovoltaicas em carga elétrica.
Num acampamento, por exemplo, o veículo pode até alimentar outros eletrônicos por meio de sua energia solar. Além disso, para os dias nublados ou para trajetos mais curtos, o Stella Terra é equipado com uma bateria recarregável de lítio.
Confortável mesmo em condições off-road, este veículo é a prova de que a sustentabilidade e a inovação podem andar de mãos dadas. De acordo com Wisse Bose, gerente da equipe que desenvolveu o projeto, o Stella Terra foi criado para resistir a condições off-road severas. Além disso, Bosch vê o Stella Terra como um exemplo a ser seguido por fabricantes como Land Rover e BMW.
Vale notar que o Stella Terra é um projeto sem fins lucrativos. O objetivo não é vender o carro, mas sim inspirar uma indústria mais sustentável. Os custos totais do projeto não foram divulgados.