O avanço tecnológico busca constantemente desenvolver meios mais sustentáveis de transporte, e com as bicicletas elétricas não seria diferente. A LAVO, uma bicicleta elétrica movida a hidrogênio, é o mais novo expoente deste mercado em constante expansão. Desenvolvida pelo renomado estúdio de design e engenharia holandês, Studio Mom, em parceria com a Universidade de New South Wales Sydney, Hyperkid e Elian Steering, promete uma autonomia de até 300 km com apenas 2 litros de água.
Segundo informações do Studio Mom, a energia de hidrogênio possui tríplice capacidade por unidade de peso comparada a uma bateria de última geração, o que facilita o alcance de maior autonomia, velocidade ou carga. Além disso, soluciona o problema de curto alcance em transportes de pequena escala. Com esse avanço, as e-bikes passam a ser uma opção viável de transporte de cargas em longas distâncias, constituindo-se como uma alternativa real aos carros, principalmente em ambientes urbanos.
As qualidades da LAVO estendem-se para além de sua capacidade de autonomia. Sua adaptabilidade a diferentes aplicativos permite um amplo uso em pequenas empresas, desde transporte urbano até carga. Destaca-se ainda seu exclusivo cubo dianteiro de direção Elian, responsável por garantir alto desempenho, rigidez e conforto durante a condução.
Outro destaque é sua tecnologia de armazenamento de energia, o Sistema LAVO, desenvolvido na Austrália, que incorpora a bicicleta e, segundo o Studio Mom, é o primeiro e único no mundo preparado para uso diário em empresas e residências.
A inovação tecnológica no setor de transporte não se limita às bicicletas elétricas. Exemplo disso é a marca NanoFlowcell que, com seu carro Quantino 48 Volt movido a água salgada, completou 350 mil km percorridos. Essa tecnologia, que usa a água salgada para acumular energia elétrica, vem atraindo a atenção da indústria automotiva por apresentar-se como uma alternativa mais viável, econômica e eficiente a outros tipos de energia, como baterias de íons de lítio e células de combustível a hidrogênio.