fbpx
Continua após a publicidade..

Pesquisadores Criam Célula Movida a Sujeira que Gera Eletricidade

A Universidade Northwestern inova na geração de energia sustentável, usando sujeira e micróbios. Descubra como funciona essa nova tecnologia. Clique e leia o artigo completo!
Continua após a publicidade..

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram uma inovação, tanto surpreendente quanto sustentável. A equipe desenvolveu um dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da decomposição da sujeira por micróbios, segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the ACM on Interactive.

Identificadas como células de combustível microbianas, essas unidades tecnológicas se assemelham a baterias. Todavia, diferentemente das baterias convencionais que usam fontes químicas para produzir energia, estas células utilizam bactérias — que doam elétrons para condutores vizinhos enquanto se alimentam do solo.

Energia, noticias

Um desafio enfrentado por este conceito é manter as células “abastecidas” com água e oxigênio quando estão enterradas. Esse obstáculo, assim como seu desempenho inconstante e baixa força de saída, impediram um uso prático das células até agora.

A equipe da Universidade Northwestern foi além e inovou com um design eficaz e promissor. Adotaram a forma de cartucho colocado verticalmente em um disco horizontal, o que provou ter um desempenho consistente em vários níveis de umidade do solo.

O inventivo dispositivo inclui um ânodo de feltro de carbono na parte inferior para capturar elétrons, um cátodo metálico condutor no topo, e uma tampa protetora para evitar a interrupção do acesso ao oxigênio. Tecnologia essa que conseguiu gerar, em média, energia 68 vezes maior do que o necessário para operar seus sistemas integrados.

Energia, noticias

Apesar da quantidade de energia gerada por essas células de combustível não ser suficiente para alimentar grandes equipamentos, sua capacidade de durar a longo prazo sem a necessidade de trocas de bateria as tornam uma alternativa viável para alimentar pequenos sensores.

Continua após a publicidade..

A equipe liderada pelo pesquisador Bill Yen expressou confiança de que, “enquanto houver carbono orgânico no solo para os micróbios se decompor, a célula de combustível pode durar para sempre”. Tal afirmação aponta para infinitas possibilidades de energia sustentável a partir deste notável avanço.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Seriam as Árvores de Micro Turbinas Eólicas uma Solução Para Energia em Espaços Urbanos?

JAC Lança o Carro Elétrico e-JS3 para Competir com o Dolphin

O2: A Turbina de Maré Mais Poderosa do Mundo Chega aos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.