fbpx
Continua após a publicidade..

Carreta Refrigerada Abastecida Por Energia Solar

Uma solução sustentável e rentável para as carretas baú refrigeradas
Continua após a publicidade..

As carretas refrigeradas são responsáveis pelo transporte rodoviário de produtos que precisam ser mantidos a baixas temperaturas. Por dia, cada reboque refrigerado movido a diesel convencional pode chegar a usar a mesma quantidade de combustível que um caminhão de entrega. 

carreta solar

As empresas eNow e XL Fleet se uniram para desenvolver uma solução para as carretas baú refrigeradas. Juntos, criaram um sistema com painéis solares e baterias capazes de reduzir as emissões das carretas convencionais, movidas a diesel.

Segundo os fabricantes, o custo total de uma carreta elétrica é mais baixo do que as unidades convencionais movidas a diesel.

carreta movida a energia solar

“Estamos trabalhando juntos com a equipe da eNow para produzir elementos críticos para a nova geração de transporte rodoviário refrigerado. Estamos impressionados com a tecnologia e paixão que temos em comum pela sustentabilidade”

Dimitri Kazarinoff, CEO of XL Fleet.

Como funciona

Os painéis solares são instalados na cobertura da carreta baú; os módulos capturam a energia do sol que, em seguida, fica armazenada em baterias auxiliares de íon-lítio de alta capacidade que ficarão acomodadas sob o piso do trailer, fornecendo autonomia elétrica de, ao menos, 12 horas.

carreta refrigerada

A energia gerada é utilizada para alimentar portões de elevação, sistemas de refrigeração e para transporte de cargas que necessitam o uso de energia elétrica durante a viagem. 

Continua após a publicidade..

As empresas devem iniciar produzindo 1.000 unidades de carretas refrigeradas elétricas e livres de emissões a partir do primeiro semestre de 2022 para clientes em setores como alimentos, varejo, manufatura e distribuição.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.