fbpx
Continua após a publicidade..

Ambev Cria Caminhões Elétricos a Partir da Reciclagem de Veículos Usados

Objetivo da campanha é reciclar veículos pesados de ferro-velhos restaurando-os para caminhões elétricos.
Continua após a publicidade..

E se pudessem transformar “sucatas” de veículos pesados em novos veículos sustentáveis? É o que a Ambev conseguiu realizar, convertendo 102 veículos de motores a diesel em caminhões elétricos.

A empreitada é fruto de uma parceria entre a gigante das bebidas com a Eletra (fabricante nacional de ônibus elétricos, híbridos e trólebus) e a Enel X (divisão da distribuidora de energia que atua no setor de soluções de energia avançada).

Características dos Caminhões Elétricos

noticias, Reciclagem Brasil

De acordo com a Eletra, os caminhões elétricos são chamados de e-retrofit, sendo eles uma mistura de ônibus/caminhão construídos com material reciclado. De maneira geral, basicamente são trocados motor a diesel por bateria elétrica, demais componentes permanecem originais.

A gente pega um veículo [a diesel] que está no final da vida útil, retira toda a parte do motor a combustão dele e faz um novo projeto eletrificado”, explica Fernando Contieri, engenheiro de desenvolvimento da Eletra.

De acordo com o engenheiro, primeiramente são os contatos de empresas que tenham veículos a diesel que queiram reciclá-los. A Eletra entra com o processo de planejar a reestruturação do caminhão antigo de acordo as necessidades do cliente: peso de transportar, as rotas que serão realizadas e logística para fazer as recargas.

Tanto motor elétrico e conversor dos caminhões elétricos, são produzidos pela Weg, empresa de motores e soluções elétricas.
De acordo com a Eletra, os caminhões elétricos são chamados de e-retrofit, sendo eles uma mistura de ônibus/caminhão construídos com material reciclado.

Após isso, se inicia de fato, as mudanças necessárias, com a implementação de banco de baterias, transmissão automática, inversor auxiliar, ULCP (central eletrônica do caminhão elétrico), inversor de tração, conversor DC DC (que controla o fluxo de tensão), ventoinha para arrefecimento do radiador, motor de tração, compressor de ar, bomba d’água e conjunto da bomba hidráulica.

Tanto motor elétrico e conversor dos caminhões elétricos, são produzidos pela Weg, empresa de motores e soluções elétricas. Apesar disso, todo o material eletrônico são desenvolvidos pela Eletra e as baterias importadas da China.

Continua após a publicidade..

Custo de Produção e Futuro dos Caminhões Elétricos

noticias, Reciclagem Brasil

O custo dos caminhões elétricos é um grande atrativo para os empresários. De acordo com Contieri, são cerca de 25% a 30% menores que a compra de um veículo elétrico vindo de fábrica. Por ser um veículo com a possibilidade de ser customizado, o futuro cliente não necessita aguardar os novos lançamentos, tendo a possibilidade de reutilizar o próprio veículo.

A Ambev pretende produzir e adicionar mais 100 caminhões e-retrofit para sua frota. Segundo a empresa, são gastos 1kw/h por quilometragem, o que significa 70% a menos, em relação a veículos a diesel.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novo Sistema de Vela da Michelin Promete um Futuro Sustentável no Mar

Revolucionária Fábrica de Celulose no Brasil Inicia Operações

Esta Mini Turbina Eólica Parece uma Obra de Arte Que Gera Energia Para Sua Casa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.