E se pudessem transformar “sucatas” de veículos pesados em novos veículos sustentáveis? É o que a Ambev conseguiu realizar, convertendo 102 veículos de motores a diesel em caminhões elétricos.
A empreitada é fruto de uma parceria entre a gigante das bebidas com a Eletra (fabricante nacional de ônibus elétricos, híbridos e trólebus) e a Enel X (divisão da distribuidora de energia que atua no setor de soluções de energia avançada).
Características dos Caminhões Elétricos
De acordo com a Eletra, os caminhões elétricos são chamados de e-retrofit, sendo eles uma mistura de ônibus/caminhão construídos com material reciclado. De maneira geral, basicamente são trocados motor a diesel por bateria elétrica, demais componentes permanecem originais.
“A gente pega um veículo [a diesel] que está no final da vida útil, retira toda a parte do motor a combustão dele e faz um novo projeto eletrificado”, explica Fernando Contieri, engenheiro de desenvolvimento da Eletra.
De acordo com o engenheiro, primeiramente são os contatos de empresas que tenham veículos a diesel que queiram reciclá-los. A Eletra entra com o processo de planejar a reestruturação do caminhão antigo de acordo as necessidades do cliente: peso de transportar, as rotas que serão realizadas e logística para fazer as recargas.
Após isso, se inicia de fato, as mudanças necessárias, com a implementação de banco de baterias, transmissão automática, inversor auxiliar, ULCP (central eletrônica do caminhão elétrico), inversor de tração, conversor DC DC (que controla o fluxo de tensão), ventoinha para arrefecimento do radiador, motor de tração, compressor de ar, bomba d’água e conjunto da bomba hidráulica.
Tanto motor elétrico e conversor dos caminhões elétricos, são produzidos pela Weg, empresa de motores e soluções elétricas. Apesar disso, todo o material eletrônico são desenvolvidos pela Eletra e as baterias importadas da China.
Custo de Produção e Futuro dos Caminhões Elétricos
O custo dos caminhões elétricos é um grande atrativo para os empresários. De acordo com Contieri, são cerca de 25% a 30% menores que a compra de um veículo elétrico vindo de fábrica. Por ser um veículo com a possibilidade de ser customizado, o futuro cliente não necessita aguardar os novos lançamentos, tendo a possibilidade de reutilizar o próprio veículo.
A Ambev pretende produzir e adicionar mais 100 caminhões e-retrofit para sua frota. Segundo a empresa, são gastos 1kw/h por quilometragem, o que significa 70% a menos, em relação a veículos a diesel.