As carretas refrigeradas são responsáveis pelo transporte rodoviário de produtos que precisam ser mantidos a baixas temperaturas. Por dia, cada reboque refrigerado movido a diesel convencional pode chegar a usar a mesma quantidade de combustível que um caminhão de entrega.
As empresas eNow e XL Fleet se uniram para desenvolver uma solução para as carretas baú refrigeradas. Juntos, criaram um sistema com painéis solares e baterias capazes de reduzir as emissões das carretas convencionais, movidas a diesel.
Segundo os fabricantes, o custo total de uma carreta elétrica é mais baixo do que as unidades convencionais movidas a diesel.
“Estamos trabalhando juntos com a equipe da eNow para produzir elementos críticos para a nova geração de transporte rodoviário refrigerado. Estamos impressionados com a tecnologia e paixão que temos em comum pela sustentabilidade”
Dimitri Kazarinoff, CEO of XL Fleet.
Como funciona
Os painéis solares são instalados na cobertura da carreta baú; os módulos capturam a energia do sol que, em seguida, fica armazenada em baterias auxiliares de íon-lítio de alta capacidade que ficarão acomodadas sob o piso do trailer, fornecendo autonomia elétrica de, ao menos, 12 horas.
A energia gerada é utilizada para alimentar portões de elevação, sistemas de refrigeração e para transporte de cargas que necessitam o uso de energia elétrica durante a viagem.
As empresas devem iniciar produzindo 1.000 unidades de carretas refrigeradas elétricas e livres de emissões a partir do primeiro semestre de 2022 para clientes em setores como alimentos, varejo, manufatura e distribuição.