Carreta Refrigerada Abastecida Por Energia Solar

Uma solução sustentável e rentável para as carretas baú refrigeradas

As carretas refrigeradas são responsáveis pelo transporte rodoviário de produtos que precisam ser mantidos a baixas temperaturas. Por dia, cada reboque refrigerado movido a diesel convencional pode chegar a usar a mesma quantidade de combustível que um caminhão de entrega. 

As empresas eNow e XL Fleet se uniram para desenvolver uma solução para as carretas baú refrigeradas. Juntos, criaram um sistema com painéis solares e baterias capazes de reduzir as emissões das carretas convencionais, movidas a diesel.

Segundo os fabricantes, o custo total de uma carreta elétrica é mais baixo do que as unidades convencionais movidas a diesel.

“Estamos trabalhando juntos com a equipe da eNow para produzir elementos críticos para a nova geração de transporte rodoviário refrigerado. Estamos impressionados com a tecnologia e paixão que temos em comum pela sustentabilidade”

Dimitri Kazarinoff, CEO of XL Fleet.

Como funciona

Os painéis solares são instalados na cobertura da carreta baú; os módulos capturam a energia do sol que, em seguida, fica armazenada em baterias auxiliares de íon-lítio de alta capacidade que ficarão acomodadas sob o piso do trailer, fornecendo autonomia elétrica de, ao menos, 12 horas.

A energia gerada é utilizada para alimentar portões de elevação, sistemas de refrigeração e para transporte de cargas que necessitam o uso de energia elétrica durante a viagem. 

As empresas devem iniciar produzindo 1.000 unidades de carretas refrigeradas elétricas e livres de emissões a partir do primeiro semestre de 2022 para clientes em setores como alimentos, varejo, manufatura e distribuição.

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