fbpx
Continua após a publicidade..

Amsterdã Lança Táxi Aquático Elétrico e Autônomo

O projeto holando-americano foi feito pensando no transporte de pessoas, mercadorias e resíduos.
Continua após a publicidade..

Roboat é um táxi aquático elétrico (e autônomo) que foi pensado para funcionar perfeitamente em Amsterdã, que conta com mais de 100 km de canais, dessa forma, o deslocamento pela água será muito prático e rápido, sendo que a cidade é praticamente inteira interligada via água.

Infelizmente, por enquanto, o Roboat ainda não tem permissão para transportar passageiros. Com isso, em seus testes a equipe por trás do veículo faz testes com o transporte de resíduos (sólidos). 

Amsterdã lança táxi aquático elétrico e autônomo - CicloVivo

Porém, o ideal é que o Roboat funcione, principalmente, como um verdadeiro táxi aquático, podendo transportar até cinco pessoas de uma só vez. Ele é capaz de funcionar por cerca de 10 horas seguidas, sem precisar de um piloto no veículo.

Sua recarga é feita totalmente sem fios, sendo feita por aproximação, sem que necessite de alguém para carregar. Mostrando que o forte do Roboat é a autonomia por trás do projeto, onde ele irá fazer praticamente tudo sozinho, mostrando aos proprietários de futuros Roboat, que com ele a tecnologia vai possibilitar ter um veículo totalmente autônomo. 

Barcos robô-táxi começam a funcionar na Holanda - Gizmodo Brasil

Além disso, o veículo aquático, conta com outras tecnologias, entre elas, ele conta com sensores que permitem ao Roboat decidir de forma totalmente autônoma qual rota é mais segura para seguir, e câmeras com inteligência artificial que tem acesso a uma visão em 360 graus, garantindo uma varredura completa e contínua de todo o ambiente, a fim de evitar colisões com objetos e também com outros barcos. 

Como funciona o Táxi Aquático?

Tudo isso, é possível graças a um software que foi cuidadosamente criado para ser perfeito para a navegação, além de garantir controle e percepção para o Roboat. Mostrando que a tecnologia sempre precisa ser bem trabalhada, para que seja possível obter o máximo de proveito de um projeto.

O Roboat foi criado a  partir de uma parceria de cinco anos de dois grandes nomes, o do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência do Instituto de Tecnologia de Massachussets e do Instituto de Soluções Metropolitanas. 

Amsterdã lança táxi aquático elétrico e autônomo - CicloVivo

O Roboat é resultado de mais de cinco anos de pesquisa e testes desenvolvidos pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em parceria com o Instituto de Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdã. Onde perceberam que Amsterdã e sua geografia peculiar, era o local perfeito para usar esse tipo de veículo.

Continua após a publicidade..

Além de ser uma opção perfeita para um táxi aquático, o projeto possui um caso universal, que facilmente pode ser adaptado para outros usos, como por exemplo: levar cargas, coletar lixo e levar produtos por toda a cidade. 

A base do Roboat é sempre a mesma, porém os seus conveses superiores podem ser alterados de acordo com a necessidade e do tipo de uso. Possibilitando para atender diferentes necessidades de pessoas e empresas de toda a cidade. Dessa forma, o Roboat, poderá atender a demanda de qualquer pessoas ou empresa que possa se beneficiar de um transporte marítimo.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.