Voos mais econômicos, menos poluentes e com eficiência energética; estas são a expectativas do novo projeto da Akka Technologies para o futuro da aviação: aviões movidos a hidrogênio. De acordo a empresa, já estão em processo de desenvolvimento.
Através da fabricação desses, a Akka espera levar uma quantidade razoável de passageiros a curtas distâncias, inclusive, seu foco serão trajetos regionais e urbanos.
Apesar de o conceito de emissão zero, a tecnologia limpa não é o único diferencial do projeto da Akka, denominado como Green & Fly (G&F), a empresa aposta também no design futurístico dos aviões, que irão possuir asas no formato romboidal, que se assemelha a um diamante.
Além disso, os aviões movidos a hidrogênio da Akka possuem uma leve fuselagem e ocupam pouco espaço, uma grande vantagem aos aeroportos, que não precisarão de grandes mudanças em suas infraestruturas, apenas a instituição de módulos de abastecimento com hidrogênio.
Dentre os objetivos da Akka está aumentar a mobilidade em cidades de médio porte.
Funcionamento dos aviões movidos a hidrogênio Green & Fly
A capacidade dos aviões movidos a hidrogênio Green & Fly será de aproximadamente 30 passageiros para distâncias de até 500 km, visto que as aeronaves estarão na categoria STOL, que é quando a decolagem pode ser feita em uma curta distância.
Outra característica da G&F são seus trens de pouso, que também possuem a função de recuperar energia. Dessa forma, o uso de combustível é otimizado.
Como destacado mais acima, o design inovador das asas de diamante é uma das exclusividades dos aviões Green & Fly. Este tipo de formato foi priorizado para garantir um arrasto induzido nas pontas de asas.
Apesar de a empresa comunicar o avanço no projeto para desenvolvimento dos aviões movidos a hidrogênio, ainda não há previsão sobre a data de produção e lançamento do G&F.