Uma empresa norueguesa projetou uma maneira inovadora de se locomover no grandes centro urbanos: uma bicicleta elétrica de 4 rodas.
De acordo com a empresa, a bicicleta CityQ Car eBike é a alternativa correta para enfrentar problemas de trânsito, ruas superlotadas e transporte público, prometendo conforto e segurança durante o trajeto, tudo de maneira sustentável.
Características da Bicicleta Elétrica de 4 Rodas

A empresa norueguesa CityQ explica que o singular veículo, como o próprio nome sugere, é um cruzamento entre um carro e uma bicicleta.
A bicicleta elétrica de 4 rodas é semelhante a um carro porque, além das quatro rodas, tem portas, compartimento de carga, guidão para pilotagem, além de controle para que o usuário escolha se as janelas laterais ficarão ou não totalmente fechadas.

Por outro lado, é como uma bicicleta porque o usuário tem que pedalar — embora este receba assistência de um motor elétrico e toda a troca de engrenagens seja feita eletronicamente.
Ainda assim, as pedaladas não fazem com que a bicicleta elétrica de 4 rodas seja realmente impulsionada; elas apenas geram eletricidade para esta ser armazenada na bateria interna do veículo.
O motor elétrico da CityQ Car eBike — que realmente fornece a locomoção — não é muito potente: produz cerca de 250 W de potência, gerando um alcance máximo entre 70 a 100 km. Ainda assim, não fica claro se o usuário precisa continuar pedalando para alcançar o potencial total ou se o veículo irá se locomover somente quando a bateria estiver totalmente carregada, sem a necessidade de pedalar.
Futuro da Bicicleta Elétrica de 4 Rodas

De acordo com Morten Rynning, fundador da CityQ, a bicicleta elétrica de quatro rodas tem a junção do conforto e a tecnologia de um carro, com os benefícios de uma bicicleta.
“Você pode andar com o equivalente a 300 kg, seja com duas pessoas e/ou com o bagageiro cheio, sem ter que se preocupar com o mau tempo, tráfego de carros ou problemas de estacionamento”, elogia.

Além de todos esses benefícios, Rynning afirma que o usuário não precisa se preocupar com problemas com engrenagens e correntes mecânicas: todas elas foram substituídas por um sistema de transmissão gerenciado por um software, tecnologia similar as encontradas em carros elétricos. Ainda dentro deste software, o usuário recebe um aplicativo para abrir/trancar, rastrear e até alugar o carro-eBike.
A bicicleta elétrica de 4 rodas iniciou a entrega das bicicletas em 2021 e, atualmente, espera expandir suas entregas para outros países ao redor do mundo. O preço do veículo gira no entorno de € 6.000, o equivalente a R$ 46.081.