Hoje existem em torno de 79,8 mil veículos elétricos circulando no país, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Nesse número não estão ônibus, caminhões e veículos levíssimos.
No ano de 2021, o mercado de carros elétricos e híbridos chegou ao número recorde de 34,9 mil unidades vendidas. Esses números ultrapassam as expectativas da ABVE, e um aumento de 77% nos 19,7 mil veículos emplacados em 2020.
De acordo com o Denatran em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, existem automóveis elétricos, no entanto, a grande maioria está concentrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com esse levantamento, ainda em 2022 o número total chegará em 100 mil veículos elétricos.
De acordo com o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, uma das principais causas do aumento das vendas no setor é a divisão do mercado, que hoje está em 3:
- Os 100% elétricos, mais sustentáveis, e representam apenas 8% da frota total da categoria.
- Os híbridos típicos, que o motor funciona com gasolina, álcool diesel, combinado de um motor elétrico com bateria recarregável.
- E os híbridos plugáveis, onde as baterias podem ser recarregadas de forma externa.
Preço elevado da gasolina pode contribuir para adesão aos carros elétricos
Outro ponto que reforça o crescimento dos carros elétricos é ofato que os combustíveis fósseis estão enfrentando grandes problemas como a alta de preços, pressões ambientais por conta das obrigações firmadas na COP-26 por diversos países, como a redução na emissão de carbono.
Os veículos elétricos são ideais para cumprir essas questões, já que eduz a emissão de poluentes. Um carro elétrico hoje, custa cerca de R$ 150 mil no Brasil, um valor que pode ser considerado alto para a grande maioria, mas que reflete uma economia sem igual.
O maior desafio para quem pretende comprar ou já tem um carro 100% elétrico ou hibrido plugável é a recarga. Mas isso pode ser logo corrigido, já que o número de postos de recarga tem crescido bastante no país.
Hoje o mais comum é que esses pontos de recarga sejam privados, ou seja, pertencem a proprietários de automóveis elétricos em suas residências, empresas com frotas dessa categoria, e em poucos casos os públicos em hotéis, shoppings e supermercados.
O crescimento desses pontos de recarga é ideal para tornar mais comodo o processo de recarga, além de acelerar. Em uma tomada comum a recarga pode chegar a 48 horas. Nesses pontos, esse tempo pode reduzir para menos de 5 horas.
A GreenV tem instalado de 60 a 70 pontos de recarga por mês em nosso país, e para eles estes pontos possibilitam o uso diário desses carros elétricos.