Carro Elétrico Nacional Vendido por R$ 95 mil Será Produzido em Maringá

Os primeiros carros elétricos devem ser destinados para serviços de táxis e aplicativos. 

A montadora Kers, que se instalará em Maringá, apresentou na semana passada o Wee, veículo elétrico de três rodas com autonomia para rodar 200 km. Em apenas 8 horas o carro pode ser abastecido, sem sair de casa. Chegando a velocidade máxima de 100 km/h, o pequeno carro e economiza cinco vezes o gasto com combustível.

Apesar do nome estrangeiro, a Kers é uma empresa nacional com pretensões globais, por isso o nome que é um acrônimo em inglês de “sistema de recuperação de energia cinética”.

Segundo o presidente da Kers, Carlos Motta, não existe no Brasil uma montadora nacional de carros elétricos que produza em escala.

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A Kers, que nasceu em Cascavel como um Centro de Tecnologia Automotiva, com apoio da Unioeste, tem planos de colocar o Wee no mercado no primeiro semestre de 2022, e para produzir, no mínimo, cinco unidades por mês.

Quando o carro elétrico Wee será vendido?

Os primeiros automóveis devem ser destinados para serviços de táxis e aplicativos ainda em 2022. Para as concessionárias, o prazo é mais longo e o projeto é de que sejam produzidos até 10 mil unidades.

Quanto vai custar o carro elétrico Wee?

O Wee custará cerca de R$ 95 mil, já seu concorrente mais barato presente no mercado brasileiro custa cerca de R$ 160 mil.

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O engenheiro idealizador do veículo e também presidente da Kers, Carlos Motta, explica que Wee significa “pequenino” e o carro projetado para uso urbano consegue transportar até duas pessoas.

O Wee custará cerca de R$ 95 mil, já seu concorrente mais barato presente no mercado brasileiro custa cerca de R$ 160 mil.

Para rodar a mesma quilometragem que um movido a gasolina gasta R$ 500, o Wee gasta apenas R$ 100.

O superintendente da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Michael Tamura, diz que a sociedade civil organizada de Maringá está empenhada em trazer a Kers para a cidade.

“A gente vê que a comunidade em si se envolve e, de fato, sabe para onde Maringá está sendo construída. Isso mostra a energia do poder público, da iniciativa privada e a comunidade abraçando também as ações do município”, comenta Tamura.

A luta agora é para que a empresa consiga receber os mesmos incentivos fiscais que as outras montadoras existentes no Brasil já recebem.

Redação EkkoGreen

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