A medida que as grandes cidades se tornam cada vez mais povoadas, a batalha contra a poluição do tráfego continua sem uma solução concreta. A Squad Mobility, um fabricante holandês de veículos oferece uma abordagem inovadora a este problema: o seu carro solar compacto – o Squad Solar City Car! Este veículo amigo do ambiente vai revolucionar a forma como viajamos pelos nossos centros urbanos.
Com a ideia de áreas superpovoadas em mente, este fabricante deu prioridade a praticidade e sustentabilidade sobre o desempenho com o objetivo de limitar os custos de produção e criar um automóvel acessível.
Oferecendo a flexibilidade de portas e bancos removíveis para dois a quatro passageiros, dependendo do seu modelo, este veículo tem apenas dois metros de comprimento – um tamanho que se revela vantajoso por permitir que caiba confortavelmente em espaços estreitos. Para completar, devido à sua estatura minúscula, estacionar este carro virado para a frente em vez de paralelo a calçada nunca foi tão fácil!
A empresa chama o recurso de estacionamento cruzado e afirma que três unidades do carro podem compartilhar uma única vaga estacionando dessa maneira.
Como prioridade máxima, o projeto foi focado no desenvolvimento de um dos veículos mais viáveis e eficientes em termos energéticos disponíveis. Diz-se que o carro elétrico solar consome menos energia do que qualquer outro transporte público na Europa e tem quatro baterias com um alcance superior a 100 quilômetros por carga.
As baterias do carro são facilmente substituíveis e reabastecidas com um painel solar fixado no topo para dar um alcance aproximado de 20 km por dia. Embora isto possa parecer limitado, é essencial ter em mente que a Squad Mobility concebeu este veículo principalmente para os habitantes da cidade que necessitam apenas de viagens curtas como trabalho ou compras.
Quanto Custa o carro elétrico solar Squad Solar City Car?
O Squad Solar City Car, que deverá chegar as ruas em 2022 esta atualmente disponível para pré-venda a um preço de 6.250 euros (equivalente a R$ 34.394), é um negócio incrível em comparação com outros veículos de combustão tradicionais.
O CEO da empresa, Robert Hoevers, deseja levar a novidade para outros mercados, incluindo o Brasil.
“As cidades estão procurando soluções de mobilidade com emissão zero e pequena pegada espacial. Conseguimos ambos: consumo de energia per capita inferior ao transporte público e pegada de espaço comparável à de uma bicicleta”, declarou o executivo.