fbpx
Continua após a publicidade..

Carro Movido a Lixo Tem Autonomia de 1000 km

Carro movido a lixo funciona até com caroço de azeitona e cinzas de carvão
Continua após a publicidade..

Quando o assunto são carros emissão zero e reaproveitamento de lixo, as discussões são intermináveis quando tentamos encontrar soluções que possam impactar positivamente o meio ambiente. Porém, um argentino encontrou um destino um tanto curioso para os descartes: um carro movido a lixo.

Engenheiro eletromecânico aposentado, Edmundo Ramos, morador de Alta Gracia, em Córdoba, é o responsável pela ideia inovadora e revolucionária que finalmente viu a luz.

Como Se Deu a Criação do Carro Movido a Lixo?

Mobilidade, noticias Argentina

Tudo começou em 2008, quando Edmundo se aposentou da engenharia e passou a ter muito tempo livre para pesquisar. Nesse meio tempo, se atentou que existem milhões de veículos no mundo que funcionam com derivados de petróleo, impactando de forma negativa o meio ambiente. 

Edmundo foi reconhecido como Cidadão Ilustre da cidade de Anisacate (próxima à Alta Gracia), por sua invenção original do carro movido a lixo
Mobilidade, noticias Argentina
Para o tamanho do motor do carro movido a lixo de Edmundo, são estimados 15 quilos de lixo a cada 100 km/

“No mundo, cada vez mais carros consomem derivados de petróleo, mas o petróleo não é infinito. Então comecei a pensar no que pode ser usado como combustível, que nunca acabe, e a resposta foi lixo”, diz Edmundo, reconhecido como Cidadão Ilustre da cidade de Anisacate (próxima à Alta Gracia), por sua invenção original do carro movido a lixo.

Ramos, conta que se inspirou em gaseificadores utilizados na primeira e segunda guerras mundiais, porém, utilizou de uma estrutura simplificada. “Criei um gaseificador que não poderia ser mais simples: é um tanque de metal com uma tampa e duas presilhas. Pronto, não há mais nada. Não é uma usina termonuclear”, explica.

Como Funciona o Carro Movido a Lixo?

Mobilidade, noticias Argentina

O veículo, uma picape Ford Falcon Ranchero ano-modelo 1983, é trifásico e se move com combustível, gás ou lixo seco, como cascas de nozes, cascas de amendoim, caroços de azeitona e pêssego, restos de poda, pedaços de madeira, carvão, entre outros.

No que diz respeito à autonomia, depende do tamanho do motor, da quantidade de lixo e da velocidade de circulação. Para o tamanho do motor do carro movido a lixo de Edmundo, são estimados 15 quilos de lixo a cada 100 km/h.

Mobilidade, noticias Argentina
Mobilidade, noticias Argentina
Mobilidade, noticias Argentina
Mobilidade, noticias Argentina

Pode ser fácil, mas seu gerador de gás não é muito prático. Tanto que, de fato, o sistema ocupa toda a caçamba de seu carro movido a lixo, que é equipada com um motor de seis cilindros em linha de 3,6 litros e 12V.

Hermano até criou um trailer com mais três tanques para aumentar a capacidade de processamento e melhorar a autonomia da picape, que varia de 600 a 1.000 km.

O gaseificador é incendiado por baixo com um fósforo. “A combustão incompleta do lixo gera monóxido de carbono, que é um gás combustível”, detalha o engenheiro para o meio mencionado. 

Edmundo disponibilizou, em suas redes sociais, o passo a passo de como foi a construção do carro movido a lixo, caso alguém queira pegá-lo e copiá-lo.

O lixo é depositado no gaseificador de metal, onde é esquentado a uma temperatura de 370°C até ebulir o gás. Este passa então por um processo de resfriamento na tubulação sanfonada até chegar a dois filtros: o primeiro, a banho de óleo; o segundo, um filtro sólido. Por fim, um secador de cabelo sopra o gás através de uma tubulação multivalvular até o carburador.

Continua após a publicidade..

Projetos Futuros

Mobilidade, noticias Argentina

Edmundo disponibilizou, em suas redes sociais, o passo a passo de como foi a construção do carro movido a lixo, caso alguém queira pegá-lo e copiá-lo.

Em maio do ano anterior, Edmundo tinha um plano muito ambicioso em mente: viajar pela Rota 40, de Jujuy a Ushuaia, em seu Falcon Ranchero, usando lixo como combustível.

No entanto, a pandemia colocou esse plano em xeque, mas espera vê-lo retomado ainda neste ano.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Aspirador Gigante Vai Sugar a Poluição do Ar

Ecoturismo no Brasil: Veja 4 Destinos Imperdíveis para 2024

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.