Nos últimos anos, muitos carros foram lançados na tendência da nostalgia, como o mini fusca e o 500. Embarcando na onda nostálgica, um designer húngaro resgatou o carro popular Fiat 147, com um design totalmente reformulado.
A ideia do re-design é uma homenagem do designer de produtos e projetista, David Obendofer, ao criador do projeto original do modelo antigo, o designer industrial e ex-projetista da Fiat, Pio Manzú.
O Novo Carro Popular Fiat 147
A lista de carros antigos que não foram resgatados pelos fabricantes — embora tenham permanecido na memória dos motoristas —, é grande. Nesses casos, cabe aos designers independentes transferirem carros considerados icônicos, para o presente.
Como? Atualizando-os e oferecendo-os ao público na forma de renderizações. Foi esse o caso do carro popular Fiat 147, nas mãos de David Obendorfer. O artista afirma que trabalhar no novo 147 foi uma decisão arriscada.
Quase todos os carros relançados pelas fabricantes nos tempos modernos (como os mencionados Mini-Fusca e o 500) datam da década de 1950 ou até antes. São carros com linhas suaves e arredondadas, em contraste com os carros dos anos 70 (como o 147) que ostentavam um design decididamente mais quadrado.
Mesmo assim, Obendorfer conseguiu modernizar as linhas do pequeno carro popular Fiat 147, redesenhando a carroceria e os interiores, além de sugerir soluções tecnológicas modernas como, por exemplo, eletrificação e/ou biocombustível.
“A reformulação de um modelo bastante moderno arrisca torná-lo já ‘antigo’. Assim, procurei aliar passado e futuro em um carro proporcionalmente atualizado com um design fielmente inspirado no modelo lançado em 1971, incluindo soluções de alta tecnologia”, explica.
Foram alguns anos de trabalho no desenvolvimento da reformulação. Seguindo as atuais tendências, no entanto, as novas proporções ficaram bem maiores e com aspecto mais esportivo.
Pelo projeto, o designer húngaro recebeu elogios do ex-gerente de marketing da Fiat Lapo Eduard Elkann (neto de Gianni Agnelli), atualmente um dos herdeiros das ações da fabricante italiana.