fbpx

Cientista Baiana Destaque em Práticas Sustentáveis É Selecionada em Premiação do LinkedIn

A cientista baiana já tem no currículo o prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU.

A empreendedora e cientista baiana Ana Luísa Beserra, é uma jovem prodígio quando o assunto é sustentabilidade. Ela foi selecionada para estar entre os 10 criadores de conteúdo pelo LinkedIn Top Voices de Sustentabilidade.

Beserra é uma das principais ativistas em sustentabilidade na rede social. De acordo com a gigante das redes ligadas a negócios e profissões, os criadores de conteúdos escolhidos terão todo o suporte para capacitar sua comunidade de profissionais, de forma a disseminar informações e atingir o público-alvo.

Quem é a Cientista Baiana?

Água, noticias Bahia

A cientista Ana Luísa Beserra formou-se em Biotecnologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde os 15 anos revoluciona o “fazer sustentável” na região do semiárido, ao projetar uma tecnologia inovadora que trata a água de zonas rurais e carentes da região, onde o acesso á água é precário.

Para a cientista baiana, água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais é um direito básico.
Com o dispositivo já posto em prática, a cientista baiana ganhou a importante premiação mundial Jovens Campeões da Terra, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) da ONU.

O Aqualuz é um dispositivo que desinfecta e purifica a água da chuva em cisternas, utilizando somente os raios de luz do sol. É um aparato que não necessita de energia elétrica ou manutenção externa, durando aproximadamente 20 anos. Seu custo é baixo (cerca de R$ 480 reais) e necessita somente de limpeza com sabão e água.

Para a cientista baiana, água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais é um direito básico. Com seu aparelho, tem como propósito garantir que isso aconteça. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas”, disse.

Premiações e Conquistas da Cientista Baiana

Água, noticias Bahia

O dispositivo foi criado durante o programa Academic Working Capital, em 2018. No ano seguinte, com o dispositivo já posto em prática, a cientista baiana ganhou a importante premiação mundial Jovens Campeões da Terra, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) da ONU.

Água, noticias Bahia

Paralelamente ao Aqualuz, em 2017, a cientista fundou a startup Safe Drinking Water For All (SDW), que tem como objetivo o desenvolvimento de outras tecnologias que garantam o direito ao acesso de saneamento básico e água limpa e potável. Por isso, foi a primeira jovem brasileira a ingressar e se formar pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no curso Lideranças de Novos Empreendimentos.

Atualmente

Água, noticias Bahia

Além de ser uma das finalistas do prêmio mundial Green Tech Award e escolhida como um dos 20 jovens inspiradores nos seus 20” pela McKinsey & Company (2019); agorá é também parte dos 10 influenciadores selecionados pelo LinkedIn Top Voices Sustentabilidade.

A jovem cientista baiana relembra que iniciou suas postagens na rede social com mais frequência, como forma de mostrar sua visão acerca da sustentabilidade, além de expor suas atividades com a sua startup. Hoje comemora a conquista e reitera o quão importante é esse reconhecimento.

Água, noticias Bahia

“É muito gratificante, ainda mais pela oportunidade de ter essa visibilidade na rede social mais importante para o crescimento de mercado da Safe Drinking Water For All (SDW). Essa iniciativa possibilita uma maior credibilidade e respaldo nos conteúdos que criamos. Garante também uma maior atração do público-alvo dos conteúdos que os criadores representam”, afirma.

Ainda segundo Beserra, o objetivo com a premiação é ser mais ativa em ações que melhorem a vida das pessoas, além de divulgar mais informações relevantes e positivas para uma vida e um mundo mais responsável ecologicamente.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets