Composteira Elétrica Produz Adubo Doméstico Em Até 12 Horas

O aparelho 100% brasileiro promete ajudar no descarte correto de resíduos orgânicos, reduzindo a produção de lixo doméstico.
composteira elétrica

Você já parou para pensar na quantidade de lixo orgânico que produzimos em casa e não reciclamos? Só no Brasil, são cerca de 37 bilhões de resíduos descartados sem que sejam tratados de maneira correta.Como forma de reverter essa situação, a empresa Topema Cozinhas Industriais (especializada em soluções para o setor) resolveu fazer uso de sua tecnologia sustentável, para projetar um equipamento que permitisse reciclar resíduos orgânicos com praticidade: a composteira elétrica Terraform Kitchen.

Como Funciona a Composteira Elétrica?

Inspirada nas composteiras tradicionais, a Terraform Kitchen oferece praticidade, velocidade e correção ecológica sem precisar sair sequer de sua cozinha. Foi desenvolvida com rígidos critérios sustentáveis e produzida com tecnologia de ponta. Por isso, ela promete reduzir em até 90% o lixo orgânico produzido em casa, transformando-o em um rico adubo, dentro de um período de 4 a 12 horas. 

Divulgação/Terraform Kitchen

Livre de odores, por conta do filtro de carvão ativado, é fácil de transportar, manusear e limpar. Comercializada em dois tamanhos, com capacidade máxima de 2kg ou de 5kg, cabe em pequenos espaços. 

De acordo com Julia Reis, gerente de produto da empresa, o principal objetivo da inovadora máquina é estimular o consumo consciente na sociedade, para que se reflita sobre os restos dos alimentos que ingerimos diariamente. 

Benefícios da Terraform Kitchen

Divulgação/Terraform Kitchen

A não reciclagem de resíduos orgânicos pode acarretar na atração de animais transmissores de doenças, na produção de chorume (líquido tóxico que pode infiltrar no solo e contaminar os lençóis freáticos e nascentes de rios) e gás metano (que é 24 vezes mais poluente que o gás carbônico).

Para Júlia, ao utilizarmos um produto como a Terraform Kitchen, promovemos uma mudança de hábito positiva e essencial nos tempos atuais.

 “A diferença é que enquanto a compostagem tradicional demora dias e até meses para gerar o adubo, a nossa máquina acelera o processo para obter o resultado em algumas horas, uma vez que a decomposição da comida é feita a partir de um processo de controle de temperatura, umidade e aeração do composto”, explica.

Divulgação/Terraform Kitchen

O resultado do processo é um adubo rico em nutrientes, indicado para fertilizar vasos, jardins e hortas, sempre misturado à terra, em proporções de 1 para 4. Caso o conteúdo não seja utilizado, ainda pode ser armazenado em potes vedados, com duração de até três anos, se bem conservados e mantidos longe da umidade. Outra opção é doar aos familiares, amigos e vizinhos.

 “O fato curioso é que cada adubo conta uma história diferente, variando em cor e aspecto, pois a composição dos alimentos despejados na redutora, influencia no material final, sem perder qualidade, claro”, comemora Reis.

A Terraform Kitchen é uma excelente alternativa para quem pretende contribuir para o meio ambiente, reduzindo em até 90% todo o descarte orgânico de uma residência. Tem distribuição nacional (sob encomenda) sendo que o modelo para 2 kg, custa em média R$ 2 mil, enquanto que a versão para 5kg, está em torno de R$ 5 mil, com frete variando de região para região.

Divulgação/Terraform Kitchen