Em pleno século 21, ainda existem pessoas que não têm acesso a água potável ou a um abastecimento de qualidade na comunidade em que vivem. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) são cerca de 2 bilhões de pessoas vivendo nessas condições ao redor do globo. Para contornar essa triste realidade, que uma startup da Inglaterra criou o dessalinizador portátil QuenchSea, uma ferramenta capaz de tornar potável a água do mar.
O dispositivo promete dessalinizar a água de forma totalmente manual e instantânea, com sua energia obtida por meio de uma manivela retrátil, que o próprio usuário maneja. Com isso, ele é capaz de produzir até três litros de água potável em aproximadamente uma hora de uso.
A Hydro Wind Energy é a empresa responsável pela distribuição do QuenchSea. Seus desenvolvedores fazem parte de uma equipe formada por designers, engenheiros ambientais e angariadores de fundos. Liderada por Lee King, CEO da Hydro Wind Energy, a empresa atualmente busca financiamento via Indiegogo para o dispositivo. De acordo com King, a empresa é movida “por um senso moral de dever, de proteger o meio ambiente”.
Como Funciona o Dessalinizador Portátil?
Colorido em preto e azul metálico, o QuenchSea parece um cruzamento entre uma ferramenta futurística, um mimeógrafo e um ferro convencional, do qual é semelhante em tamanho. O dispositivo apresenta um design um tanto ergonômico com uma alça arredondada incorporada em sua forma de prisma. Como ele pesa menos de um quilo, é possível que haja sua portabilidade comercializada de forma acessível.
Seu sistema hidráulico tem a capacidade de potencializar a pressão, removendo os sais do mar, através de uma membrana que funciona como ferramenta para a técnica de osmose reversa. De acordo com a empresa, a vida útil das membranas varia de acordo com a qualidade, temperatura e pressão da água. Quando gastas, é preciso substituí-las.
Com a microfiltração e ultrafiltração possibilitadas pelo pequeno aparelho, são eliminados sólidos, parasitas, patógenos e os temíveis microplásticos. Para que o sabor da água potável seja palatável e tenha um odor agradável ao olfato, é adicionado ao líquido carvão ativado via processo de adsorção.
Água Potável e Sustentabilidade com o Dessalinizador Portátil
Dentre os principais motivos do invento, está o alto custo dos demais dessalinizadores ofertados no mercado e a falta de praticidade de um processo usual de filtragem. Por isso — além de ser voltado para campistas e viajantes — ele é indicado, principalmente, para o uso de emergência e ajuda humanitária.
“O QuenchSea foi desenvolvido principalmente para causar impacto positivo e fornecer acesso à água doce limpa em todo o mundo”, diz King.
“Estamos tentando alcançar empresas de alto escalão a fim de reduzir custos em doação e conseguir distribuir 100 milhões de unidades até 2027. Nossa grande visão é ajudar a aliviar a crise mundial da água nos próximos 7 anos em pequena e grande escala”, finaliza.
Outro Exemplo de Dessalinizador Portátil
Felizmente, existem outros inventos que buscam diminuir o impacto negativo de um dos mais graves problemas mundiais, que é a carência de acesso à água potável. Um grupo de estudantes da Coréia do Sul projetou uma pequena garrafa que é capaz de eliminar o sal da e outras substâncias da água do mar, transformando-a em água potável.
Batizada de “Puri”, segundo seus projetistas, a ‘garrafa mágica’ “é o único objeto que pode suprir a demanda de água potável dos envolvidos em um acidente em alto mar”, de acordo com seus desenvolvesores. Ao utilizar a garrafa, o usuário só precisa bombear a água salgada para uma câmara de filtragem, dentro da garrafa. Dessa forma, ela irá dessalinizar o líquido e enviá-lo para uma câmara interna, onde a água potável será armazenada.