Como Economizar Água: 8 Dicas Para Evitar o Desperdício

A água é um recurso que está cada vez mais escasso, apesar de termos grandes reservas de água a maior parte da água é salgada e as reservas de água doce estão se esgotando.
economizar água

Muitos países no mundo já sofrem com a falta desse bem tão precioso, o Brasil é o maior país do mundo em reserva de água, nós possuímos cerca de 12% de toda reserva.

8 Dicas para economizar água

  1. Cronometre o banho.
  2. Lave o carro sempre com um pano e um balde. 
  3. Verifique sempre pequenos vazamentos no encanamento da sua residência.
  4. Desligue a torneira ao escovar os dentes.
  5. Armazene e reutilize a água da máquina de lavar ou chuveiro, para limpar áreas externas. 
  6. Não lave calçadas com mangueira.
  7. Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento.
  8. Procure instalar cisternas para a captação de água da chuva, essa água pode ser utilizada para limpeza da casa, regar o jardim, limpeza de quintal, para lavar o carro, etc.

Com pequenas atitudes e com o uso consciente da água esse bem tão precioso ainda pode durar por vários séculos.

Consumo consciente de água, algumas medidas para serem adotadas

Primeiramente é importante lembrar que sempre devemos pensar em quais atitudes podemos ter em nosso dia a dia, que poderão preservar esse recurso importante. Mesmo que pareça que não surta efeito, pequenas atitudes isoladas, quando somadas em conjunto fazem uma grande diferença.

Sempre que possível, procure estimular de uma forma saudável alguém próximo a você a economizar água. Se possível converse com seus supervisores ou chefe para implementar essa atitude na sua empresa.

Economizar água na higiene

Quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando a louça, procure manter a torneira fechada. Mantendo a torneira fechada ao escovar os dentes você economiza cerca de 14 litros de água.

Outra atitude que gera bastante economia é a redução no tempo de banho, em dias quentes procure manter a água fechada enquanto se ensaboa. Essa atitude gera cerca de 30 mil litros de água de economia em um ano. O tempo de banho recomendado para realizar a limpeza corporal é de cerca de cinco minutos.

Sendo assim, o consumo consciente relacionado ao banho ainda pode ter outra atitude de economia, evite o uso de duchas de alta pressão. Só para você ter uma ideia em uma ducha de alta pressão são gastos 30 litros de água por minuto em média! 

Se você demora dez minutos em um banho mais de 300 litros de água serão gastos! O consumo recomendado por pessoa diariamente é de cerca de 112 litros por dia, segundo a OMS.

Economia na residência

Antes de lavar a louça procure deixá-las de molho em uma bacia de água ou na própria pia, desse modo a sujeira sairá mais facilmente. Procure ensaboa o máximo de louça e enxaguar o máximo juntas. Procure produtos que sejam biodegradáveis, esses materiais evitam que a água seja poluída.

Se for possível, troque o método convencional de lavar louças por uma máquina de lavar louças, ela economiza cerca de seis vezes mais água, que no método tradicional. Mas use somente quando ela estiver em sua capacidade máxima. 

  • Deixe encher a máquina de roupas para lavar, existem muitas peças de roupas que podem ser utilizadas mais de uma vez sem nenhum problema.
  • Coloque redutores de consumo de águas nas torneiras, bacias sanitárias e válvulas para mictórios, um modelo muito utilizado é o arejador. 
  • A piscina quando fica descoberta pode perder até 90% da sua água por conta da evaporação. A cobertura evita que a água fique suja e consequentemente menos trocas. Verifique também os filtros e bombas já que o mau funcionamento pode gerar desperdício.
  • Prefira regar o jardim sempre em períodos antes das 10 da manhã e após as 19 horas, isso evita que a água evapore. Pode não parecer muita coisa, mas com essa prática você economiza cerca de 96 litros de água diariamente.
  • Use sempre a vassoura para limpar o quintal e a calçada, se precisar utilizar use sempre equipamentos de alta pressão ou reutilize a água da máquina.

Conclusão

Mas com cuidado, essa fonte de vida tão importante pode ser preservada e utilizada de forma sustentável. Além da preservação, evitando a poluição de lagos, rios e nascentes, o uso consciente de água é fundamental!

Leia também:

Perguntas frequentes sobre como economizar água

Como economizar água na hora de lavar louça?

Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Ensaboe com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. 

O que podemos fazer para reutilizar a água?

1. Use a água do aquário para regar as plantas.
2. Enquanto a água do chuveiro esquenta, encha o balde.
3. Colete a água enquanto toma banho.
4. Colete a água da chuva, mas não a beba.
5. A água do preparo das refeições é nutritiva, reaproveite!