Dubai Usa 10 Mil Drones Para Criar Chuva Artificial

Para combater o calor que chega a atingir 50º C, o governo de Dubai desenvolveu uma tecnologia que utiliza drone para criar chuvas artificiais.

Em Dubai, a temperatura média chegou a alcançar 48 graus nas últimas semanas. Com isso e sem previsão de chuvas, o governo resolveu inovar e colocou drones para “fazer chover”. O funcionamento é relativamente simples: enquanto voam, eles reúnem dados meteorológicos e emitem uma descarga elétrica nas nuvens.

Os drones foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Inglaterra. Calcula-se que foram investidos US$ 1,5 milhão em parceria com as universidades de Bath e Reading. A pesquisa científica foi publicada em janeiro deste ano

Como funciona o drone que faz chover?

Esse pequeno pulso elétrico ajuda no agrupamento de gotículas de água e outras partículas, que formam novas nuvens, essas maiores, que realmente têm chances de criar chuvas. Por estar localizado em uma zona desértica, Dubai normalmente vê apenas cerca de dez centímetros de chuva por ano.

“O que estamos tentando fazer é tornar as gotículas dentro das nuvens grandes o suficiente para que, quando caírem da nuvem, sobrevivam à superfície (e não evaporem)”, disse a pesquisadora Keri Nicoll à CNN internacional em maio deste ano.

A iniciativa serviu para diminuir os efeitos de uma forte onda de calor que atingiu a cidade. Esse aumento repentino na temperatura é o mesmo que tem atingido países mais frios também localizados no hemisfério norte, como Canadá e Estados Unidos, que têm experimentado as temperaturas mais quentes dos últimos tempos.

Como Dubai criou uma tempestade artificial?

O temporal foi criado com a ajuda de centenas de drones, que liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se aglutinassem até a formação de chuva.

É possível criar chuva artificial?

Quando estas partículas maiores são lançadas na nuvem, as moléculas de água potavel são capturadas aumentando o tamanho do conjunto. A partir de certo momento há a formação de gotas de água que começam a se precipitar sob influência do próprio peso, constituindo a chuva artificial.

Leia Também

No post here!