Empresa Transforma Pneus Usados em Calçados Novos!

Fundada em 2009, a Indosole promete espalhar o conceito de consumo consciente transformando pneus usados em calçados novos.

Tudo começou quando, ainda em 2004, Kyle Parsons fez sua primeira viagem para Bali, Indonésia. 

Durante a viagem, Kyle comprou um par de chinelos com solas feitas da borracha de pneus de motocicleta usados. Este foi o seu primeiro contato com o problema acerca do descarte de pneus usados, que, muitas vezes, acabam parando em aterros sanitários. 

Ingenuamente eles, assim como muitas outras culturas ao redor do mundo, deram um jeito de transformar lixo em algo totalmente funcional e novo”, diz Kyle. Que é agora  CEO da Indosole!

Os números de pneus descartados são assustadores: mais de um bilhão de pneus são abandonados em aterros todos os anos.

Ter conhecimento deste problema fez com que Kyle tivesse muito mais respeito pelo reaproveitamento que tomava parte na confecção daqueles chinelos.

Kyle, então, dedicou-se, ano após ano, a voltar para Bali, com o objetivo de tornar seu sonho, fundar uma empresa que reutilizasse pneus usados para a fabricação de solas de calçados, em realidade. 

Foi apenas em 2009, depois de muitas pesquisas, que Kyle deu início à sua companhia, Indosole, e começou a fazer suas primeiras vendas. De pouco em pouco, mais pessoas começaram a aderir ao movimento e, logo, já haviam formado uma equipe especializada na coleta e reciclagem de pneus usados.

Todavia, foi em 2017 que o jogo virou e a companhia teve um estouro de vendas. O que possibilitou a compra de maquinários e a construção de uma fábrica própria para a confecção dos calçados.

Hoje, com a ajuda da tecnologia, a empresa consegue reutilizar 100% do pneu, transformado em pó, no processo de pulverização, e em seguida, misturado com espuma reciclada. 

Kyle informa que, até 2021 a empresa já evitou o desperdício de mais de 150.000 pneus ao redor do mundo, contudo, a empresa ainda pretende fazer ainda mais.

Nessa propaganda oficial da marca, no seu canal no YouTube, podemos conferir como é feito o ciclo da reciclagem de um pneu de motocicleta em um chinelo:

Gostou? Confira mais sobre a marca no Site oficial da Indosole.

Leia Também

No post here!