Isso representa um crescimento de 18% se compararmos com o fim de 2020, que já foi um ano de comemoração para o setor, que nesse ano foi a fonte de energia elétrica com maior destaque no Brasil.
Ótimas notícias e previsões para o setor de energia sustentável. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) o país fechou 2021 ultrapassando 20 GW de sua capacidade de instalação de energia eólica.
Esse crescimento, mostra que o número de casas abastecidas pela energia cresceu bastante. E, além disso, ainda proporciona sucesso econômico nas regiões em que são instalados os parques eólicos.

Ainda de acordo com a ABEEólica a cada novo MW que é instalado, pelo menos 15 postos de trabalhos surgem. A associação fez um estudo que demonstrou que cidades que construíram essas instalações, tiveram um crescimento de mais de 21% no PIB, e em torno de 20% no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano da cidade).
Quantos parques geram energia eólica no Nordeste?
No Brasil, são mais de 750 parques eólicos em pleno funcionamento, a grande parte deles, estão na região do Nordeste, mais precisamente 80% deles. Essa região inclusive, é a principal responsável pelo recorde do setor no ano de 2021.

A ABEEólica afirmou que no último ano, por mais de 1 vez, a energia eólica conseguiu gerar o abastecimento de energia de toda a região nordeste durante todo o dia e noite.
Essa informação só reforço ainda mais o potencial da energia sustentável, principalmente em tempos de crise hídrica, como ocorreu no ano anterior.
Com isso, podemos afirmar que nos próximos anos, teremos um crescimento ainda maior do setor, se expandindo a outras regiões do país.