fbpx

Geração Distribuída Solar Cresceu 70% No Brasil em 2022

Mais de 98% das cidades do Brasil, já contam com geração distribuída fotovoltaica.

A GD ou geração distribuída da energia solar no Brasil atingiu uma marca histórica na história, mais de 10 GW de potência instalada em geração distribuída. Segundo um levantamento do Canal Solar, oriundo dos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL

Como foi o crescimento da geração distribuída?

Analisando os resultados, utilizando como base os mesmos resultados do ano passado (2021), notou-se um crescimento de quase 70%. Onde em abril de 2021, a quantidade era de apenas 5,84 GW.

Energia Solar, noticias Brasil

Os dados ainda mostram que o Brasil, conta com um pouco mais de novecentos e trinta mil sistemas fotovoltaicos. O que resultou em uma economia de mais de 1 milhão de unidades consumidoras (UCs). 

O Brasil possui 5.570 municípios (até a data que esse texto está sendo escrito), sendo que 5.470 (98,2%) desses municípios possuem sistemas fotovoltaicos

Energia Solar, noticias Brasil

Sendo os estados com maior volume acumulado de GW: Minas Gerais (1,69), São Paulo (1,29) e Rio Grande do Sul (1,15). Esses três estados foram os únicos que ultrapassaram a marca de 1 GW de potência instalada.

Esses dados ainda mostram que a classe de consumo que lidera as estatísticas de GD, são as residências. Representando 4,5 GW, aproximadamente, 45% do total acumulado de potência instalada.

geração distribuída

Depois das residências estão os estabelecimentos de comércio (3,25 GW), os consumidores rurais (1,36 GW), as indústrias (0,75 GW) e os sistemas públicos(0,12 GW), que inclui prédios do poder público e a iluminação de avenidas e ruas.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), 2022 deverá ser o melhor ano da história com relação à energia fotovoltaica no país. Onde nos últimos 10 anos houveram mais de 52 bilhões de reais em investimentos na área.

As pessoas também perguntam:

☀️ Por que investir em energia solar em 2022?

Por conta da regulamentação da energia solar, está acontecendo uma verdadeira corrida pelo ouro solar, uma vez que a energia fotovoltaica se tornou extremamente vantajosa: além de gerar uma economia que varia de 50% e 98% na conta de luz, a redução em impostos também se apresenta significativa. Além das facilidades no financiamento.

☀️ Quais são as perspectivas de crescimento da microgeração solar no Brasil?

Segundo a EPE (2015), o Brasil inicia o processo de efetiva inserção da fonte solar fotovoltaica em sua matriz. A EPE ressalta a contratação de 891 MW nos leilões realizados em 2014 e estima que o parque gerador brasileiro terá uma potência solar fotovoltaica de 7 GW para o ano de 2024. No momento (2022) estamos em 5,8 GW.

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis