fbpx
Continua após a publicidade..

Cresce o Financiamento de Energia Solar No Brasil

De acordo com a Absolar, o financiamento de energia solar no país forneceu recursos para cerca de 54% dos investimentos em instalações de painéis e geração de energia.
Continua após a publicidade..

De acordo com a Greener, empresa paulista que pesquisa o mercado de energia solar, grande parte dos recursos que fomentam a energia fotovoltaica no Brasil tem origem no financiamento de energia solar.

Ao todo foram 800 mil unidades consumidoras de energia fotovoltaica, incluindo 450 mil novos painéis solares, somente nos dez primeiros meses do ano anterior. Mais da metade desses investimentos são créditos contratados de bancos.

Motivos Para o Financiamento de Energia Solar

Um financiamento de energia solar dura cerca de cinco anos ao todo.

Não somente a Greener, como empresários do setor, afirmam que o principal motivo para a realização de um financiamento de energia solar no Brasil é pelo valor da taxa paga pelo crédito. 

Este valor acabou se tornando compensador para o bolso dos consumidores já que a tarifa de energia elétrica aumentou substancialmente nos últimos anos. Somente em 2021, a crise hídrica — que impactou negativamente os reservatórios das hidrelétricas —, ocasionou a alta de 24,97% no preço da energia elétrica. 

Felizmente, uma boa parte dos bancos em exercício no país, oferecem diversas linhas de crédito para o financiamento de energia solar, seja pessoa física ou jurídica.

Ainda que tenham crescido o número de pedidos para crédito, é preciso que esse tipo de acordo financeiro evolua, de acordo com Márcio Takata, CEO da Greener. “As linhas (de crédito) precisam estar mais familiarizadas com a realidade para que mais gente, de todas as condições econômicas, tenham acesso ao sistema”.

Já para a Entec Solar, empresa de tecnologia para sistemas fotovoltaicos, um financiamento de energia solar dura cerca de cinco anos ao todo. Isso porque após esse tempo, o consumidor não tem mais os jutos do crédito e nem os reajustes de conta de luz.

Bancos Disponíveis Para o Financiamento de Energia Solar

Energia Solar, noticias Brasil

Felizmente, uma boa parte dos bancos em exercício no país, oferecem diversas linhas de crédito para o financiamento de energia solar, seja pessoa física ou jurídica.

Santander

O Banco Santander oferece até 96 parcelas, a partir de 0,89% ao mês e carência de 120 dias para pagamento da primeira parcela.

Além disso, informa que devido ao período de carência, as parcelas serão ser pago somente após a redução da conta de energia conforme o intervalo necessário para que o projeto seja aprovado pelas concessionárias.

Continua após a publicidade..

Banco do Brasil

Com até 100% da compra e instalação financiada, a parcela pode ser de 60 meses e o cliente tem até 180 dias para pagar a primeira parcela. O valor contratado varia entre R$ 5 mil e R$ 100 mil.

Caixa Econômica Federal

A linha de financiamento da Caixa Econômica Federal tem juros a partir de 1,17%, com prazo de pagamento de 60 meses e carência de 6 meses para a primeira parcela do financiamento de energia solar. Existem dois tipos de empréstimos: sem garantias ou com garantias para ativos financeiros de renda fixa.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.