fbpx
Continua após a publicidade..

Gerador Flutuante Produz 2x Mais Energia A Partir Do Movimento Das Ondas

Pesquisadores Australianos desenvolveram um dispositivo capaz de dobrar a capacidade atual de extrair energia das ondas.
Continua após a publicidade..

Pesquisadores Australianos desenvolveram um dispositivo capaz de dobrar a capacidade atual de extrair energia das ondas.

Recentemente, engenheiros australianos desenvolveram um novo gerador flutuante capaz de gerar até duas vezes mais energia que geradores convencionais, sendo esta energia totalmente criada pelo movimento das ondas.

Energia, noticias

O professor Xu Wan, responsável pela criação do novo gerador flutuante e membro do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (o RMIT), alerta que energias renováveis que mais estão sendo usadas, a eólica e solar, estão disponíveis para gerar energia cerca de 20 a 30% do tempo. Já a energia gerada pelas ondas, está presente para uso em cerca de 90% do tempo.

Dessa forma, para Wan a potência presentes nas ondas do litoral é gigantesca. Segundo algumas outras estimativas de especialistas, o potencial da energia das ondas de todo o mundo pode chegar a ser comparada com a quando de energia elétrica utilizada no mundo todo.

Como o novo gerador flutuante irá funcionar?

Uma das maiores características desse novo gerador, além de seu imenso potencial, é seu processo extremamente facilitado. Criado por Wang e seus alunos, o gerador é composto, principalmente, por uma turbina dupla que irá flutuar em sincronia com as ondas e com isso, capturar sua energia e convertê-la em energia utilizável. 

Energia, noticias

No gerador, existem duas rodas de turbina, onde uma é colocada sobre a outra, sendo que cada uma gira em uma direção. Essas turbinas estão conectadas em um gerador, por um eixo e por um sistema de transmissão. Sendo este sistema de transmissão acionado através de uma correia e uma polia, enquanto o gerador fica em uma bóia  sob a linha da água.

Gerador flutuante extrai duas vezes mais energia das ondas do mar

O motivo do gerador ficar fora da água, é pela corrosão que ficar dentro da água iria causar. Dessa forma, deixando o equipamento fora da água, irá garantir uma vida útil muito maior para o gerador.

Fica claro que esse projeto é bastante simples e barato, quando comparado a outros tipos de sistemas similares, que tem um custo muito mais elevado por conta de toda tecnologia aplicada, como computadores de última geração para controle e atuação, além de sensores.

Ainda segundo Wang, por conta das rodas duplas de turbina que atuam em sentidos contrários, esse protótipo irá possibilitar dobras a potencial de força obtida diretamente das ondas, mostrando-se muito mais eficiente que outras tecnologias experimentais na mesma área e em áreas diferentes de estudos.

Continua após a publicidade..

Em que ponto estão os testes deste novo gerador?

Esse projeto foi desenvolvido e pertence a Wang e seus alunos do Instituto Real de tecnologia de Melbourne, porém a construção de seu protótipo foi feita juntamente com uma equipe da China, da Universidade Beihang.

Seu primeiro teste, em quanto protótipo em uma escala reduzida e testado em laboratório, foi um verdadeiro sucesso. Por conta disso, atualmente, a equipe está com parceiros de diferentes indústrias. Sendo que um modelo em tamanho real do projeto será testado para verificar a sua viabilidade comercial. 

Então, se tudo ocorrer conforme o esperado por Wang e sua equipe, logo veremos esse novo gerador sendo usado em diferentes lugares.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.