NOVO O Guia Interativo de Práticas Sustentáveis (Edição 2026) Começar agora
,

Gerador Flutuante de Ondas: 2x Mais Energia Com 90% Uso

4 min de leitura

Energia Limpa, noticias

Contexto relacionado:
⚠️ Atualização importante (2026) Este conteúdo foi integrado ao nosso guia completo sobre Energia Limpa no Brasil e no Mundo. Existem diversas fontes de energia limpa e renovável, cada uma com aplicações, custos, impactos ambientais e níveis de maturidade tecnológica diferentes. Para entender quais são as principais fontes de energia limpa, como elas funcionam e como o Brasil se posiciona globalmente, acesse o conteúdo principal: 👉 Energia Limpa no Brasil e no Mundo: Principais Fontes e Exemplos

Conteúdo atualizado em janeiro de 2026.

Pesquisadores Australianos desenvolveram um dispositivo capaz de dobrar a capacidade atual de extrair energia das ondas.

Recentemente, engenheiros australianos desenvolveram um novo gerador flutuante capaz de gerar até duas vezes mais energia que geradores convencionais, sendo esta energia totalmente criada pelo movimento das ondas.

Energia Limpa, noticias

O professor Xu Wan, responsável pela criação do novo gerador flutuante e membro do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (o RMIT), alerta que energias renováveis que mais estão sendo usadas, a eólica e solar, estão disponíveis para gerar energia cerca de 20 a 30% do tempo. Já a energia gerada pelas ondas, está presente para uso em cerca de 90% do tempo.

Dessa forma, para Wan a potência presentes nas ondas do litoral é gigantesca. Segundo algumas outras estimativas de especialistas, o potencial da energia das ondas de todo o mundo pode chegar a ser comparada com a quando de energia elétrica utilizada no mundo todo.

Como o novo gerador flutuante irá funcionar?

Uma das maiores características desse novo gerador, além de seu imenso potencial, é seu processo extremamente facilitado. Criado por Wang e seus alunos, o gerador é composto, principalmente, por uma turbina dupla que irá flutuar em sincronia com as ondas e com isso, capturar sua energia e convertê-la em energia utilizável. 

Energia Limpa, noticias

No gerador, existem duas rodas de turbina, onde uma é colocada sobre a outra, sendo que cada uma gira em uma direção. Essas turbinas estão conectadas em um gerador, por um eixo e por um sistema de transmissão. Sendo este sistema de transmissão acionado através de uma correia e uma polia, enquanto o gerador fica em uma bóia  sob a linha da água.

Gerador flutuante extrai duas vezes mais energia das ondas do mar

O motivo do gerador ficar fora da água, é pela corrosão que ficar dentro da água iria causar. Dessa forma, deixando o equipamento fora da água, irá garantir uma vida útil muito maior para o gerador.

Fica claro que esse projeto é bastante simples e barato, quando comparado a outros tipos de sistemas similares, que tem um custo muito mais elevado por conta de toda tecnologia aplicada, como computadores de última geração para controle e atuação, além de sensores.

Ainda segundo Wang, por conta das rodas duplas de turbina que atuam em sentidos contrários, esse protótipo irá possibilitar dobras a potencial de força obtida diretamente das ondas, mostrando-se muito mais eficiente que outras tecnologias experimentais na mesma área e em áreas diferentes de estudos.

Em que ponto estão os testes deste novo gerador?

Esse projeto foi desenvolvido e pertence a Wang e seus alunos do Instituto Real de tecnologia de Melbourne, porém a construção de seu protótipo foi feita juntamente com uma equipe da China, da Universidade Beihang.

Seu primeiro teste, em quanto protótipo em uma escala reduzida e testado em laboratório, foi um verdadeiro sucesso. Por conta disso, atualmente, a equipe está com parceiros de diferentes indústrias. Sendo que um modelo em tamanho real do projeto será testado para verificar a sua viabilidade comercial. 

Então, se tudo ocorrer conforme o esperado por Wang e sua equipe, logo veremos esse novo gerador sendo usado em diferentes lugares.

Compartilhe este artigoXFacebookLinkedInWhatsApp
Equipe de Energia

Equipe de Energia

A Equipe de Energia do Portal Ekko Green cobre a transição energética brasileira: energia solar fotovoltaica residencial e comercial, energia eólica onshore e offshore, mini geração distribuída, biomassa, hidrelétrica de pequeno porte e demais fontes renováveis. Acompanhamos o marco regulatório da ANEEL, dados de geração da ABSOLAR e ABEEólica, projetos do MME e leilões A-4/A-5/A-6. Produzimos guias de custo (R$/kWh, payback de painéis e turbinas), análises de novos modelos de equipamentos, e cobertura de tendências de mercado — sempre com foco em decisões práticas para residências, pequenos negócios e profissionais do setor.