A pioneira em mobilidade elétrica e tecnologia de troca de baterias, Gogoro, anunciou recentemente uma parceria com a marca japonesa de estilo de vida Muji. Trabalhando diretamente com o renomado designer da Muji, Naoto Fukasawa, a parceria resultou em motos inteligentes de edição especial, além de uma linha de produtos co-branding. As duas empresas uniram forças como parte da iniciativa “Recycling for Good”, com foco na reciclagem de resíduos plásticos.
Especificamente, a iniciativa de sustentabilidade busca reduzir o desperdício de plástico polipropileno, incorporando painéis de plástico reciclado nas novas motos elétricas. No total, há duas novas motos da parceria Gogoro x Muji: a Viva ME e a Viva Mix ME, ambas focadas em simplificar e eletrificar a mobilidade urbana.
As duas motos foram pessoalmente elaboradas por Naoto Fukasawa, um designer japonês renomado que já fez muito trabalho de design para a Muji. Como resultado, as motos adotam elementos de design clássicos da Muji, como cores rústicas, estrutura simples e design amigável ao usuário.
“O mais importante no design é que ele deve sempre manter o espírito de integridade em relação às pessoas, ao meio ambiente e à vida”, disse Naoto Fukasawa no comunicado de imprensa oficial da colaboração. “Tanto a Gogoro quanto a Muji são marcas muito populares, e é muito natural que elas cooperem dessa forma. Não se trata apenas de um mais um, que seja maior do que a soma das partes”, acrescentou.
Como as motos elétricas Gogoro são produzidas?
Quanto à Gogoro, a empresa taiwanesa de mobilidade elétrica não é estranha a iniciativas de sustentabilidade. A marca introduziu pela primeira vez plásticos polipropilenos reciclados em produção em massa para os painéis de suas motos em 2019, com a Gogoro 3 Smart Scooter. Mais tarde, toda a linha de motos Viva Smart Scooters passou a apresentar esses painéis reciclados. Foi esse processo de fabricação exclusivo que despertou a colaboração com a Muji.
A iniciativa de sustentabilidade “Recycling for Good” não se resume apenas ao uso de plástico reciclado em novas motos elétricas. A ideia é incentivar uma mudança de estilo de vida em que as pessoas estejam mais conscientes sobre o desperdício de plástico. Em Taiwan, a iniciativa encoraja as pessoas a depositarem seus resíduos de polipropileno nas lojas da Muji e Gogoro, onde serão processados e eventualmente utilizados na construção das motos de edição especial.
No geral, a parceria entre Gogoro e Muji representa um passo significativo em direção à mobilidade sustentável e à redução de resíduos, demonstrando como empresas de diferentes setores podem se unir para enfrentar desafios ambientais.