Instalação de Energia Solar Aumentou 44% no Primeiro Semestre

Com a crise hídrica e os recorrentes reajustes na conta de luz, mais consumidores estão adotando fontes alternativas, como a energia solar, para reduzir gastos com energia elétrica.
energia solar 44% aumento capa

A energia solar se tornou uma aposta de destaque, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Somente no primeiro semestre de 2021, foram 142.199 novas adesões de consumidores à modalidade – número 44,3% maior que o crescimento verificado no primeiro semestre de 2020 – quando foram 98.502 unidades consumidoras.

Do Pequeno Produtor de Energia Solar, até as Cooperativas

Os clientes vão desde consumidores residenciais ou comerciais que instalam painéis nos telhados, até cooperativas – conhecidas como fazendas solares – e negociam a geração de créditos, que podem ser usados pelo consumidor no consumo de energia elétrica.

Segundo a Absolar, associação das empresas de energia solar, o mercado cresce desde 2012, quando a Aneel iniciou a regulamentação que afeta o segmento. A associação estima que um sistema fotovoltaico bem dimensionado pode reduzir os gastos com eletricidade em até 95%.

“As pessoas passaram a valorizar mais o tempo dentro de casa, ficaram mais de olho na conta de luz. Alguns aproveitaram a reforma da casa para instalar painéis. E o aumento da conta chama ainda mais a atenção para o assunto”, afirma.

O sistema já atrai empresas de tecnologia que passaram a funcionar como startups da área de energia, unindo cooperativas e clientes que, por meio de aplicativos, podem se conectar aos geradores.