fbpx
Continua após a publicidade..

Materiais Reciclavéis Viram Moeda de Troca Por Cursos Profissionalizantes

Projeto que troca material reciclável por cursos profissionalizantes é de autoria de startup brasileira
Continua após a publicidade..

Ainda que o Brasil seja o campeão na reciclagem de alumínio, é preciso de mais conscientização sobre a reciclagem como um todo. Por isso, uma startup pensou em uma maneira bastante audaciosa e estimuladora: trocar materiais recicláveis por serviços médicos ou cursos profissionalizantes.

Após as doações, os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas de coleta e reciclagem das cidades em que o programa está inserido.

A startup so+ma, que atua nas cidades de Salvador, Curitiba e São Paulo, é a grande responsável pelo programa de fidelidade sustentável. O principal objetivo é promover a separação e destinação correta de materiais recicláveis, gerando impactos socioambientais positivos e benefícios à população.

Como Funciona a Troca de Materiais Recicláveis

noticias, Reciclagem Brasil

De acordo com a idealizadora do projeto, Claudia Pires, o Programa so+ma Vantagens é totalmente gratuito e imita um sistema de milhagem: cada ponto ganho poderá ser utilizado para escolher algum benefício ofertado pelos parceiros da so+ma.

noticias, Reciclagem Brasil

Através dos pontos, o usuário poderá adquirir diversos benefícios de empresas parceiras do programa, dentre eles cursos profissionalizantes, serviços médicos, alimentos, descontos em lojas e serviços, entre outros. Caso prefira, o usuário também poderá transferir seus benefícios para ONGs locais.

Para participar é necessário que o usuário/doador faça o cadastrado na plataforma ou no momento da entrega dos materiais recicláveis em uma das Casa So+Ma (ponto de coleta mantido pela startup). Após o cadastro, os resíduos são analisados (em quantidade, tipo, peso e tamanho) e multiplicados pelo valor de pontos de cada material.

Programa está dialogando com comerciantes das praias do litoral carioca, que em troca da entrega de materiais recicláveis coletados na areia já podem receber melhorias nos quiosques, ganharem itens como guardas-sóis e cadeiras.

“Queremos vencer o desafio de mudar a relação das pessoas com os resíduos recicláveis e mostrar que, se descartados corretamente e reciclados, eles podem ser transformados em calçados, roupas, brinquedos e embalagens, entre outros itens”, ressalta Claudia

Após as doações, os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas de coleta e reciclagem das cidades em que o programa está inserido.

Projeto Nas Cidades

noticias, Reciclagem Brasil

Segundo Pires, só na cidade de Salvador, já foram coletados mais de 300 toneladas de materiais recicláveis. 

Antes, a cidade não contava com um processo eficiente no tratamento de vidro descartado. Agora, todos os materiais são rastreados por meio da tecnologia blockchain (rede que funciona carregando as informações sobre todas as transações pelas quais, determinado item passou).

Dessa forma, garante que a cadeia de reciclagem de vidro seja feita de forma correta (coleta, reciclagem e volta ao mercado em nova embalagem).

noticias, Reciclagem Brasil
noticias, Reciclagem Brasil

Em Curitiba, o resíduo mais recebido pelos pontos de coleta é o vidro, com mais de 91,6 toneladas do material. A empresa SIG, é a grande parceira do projeto na cidade,  viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar o projeto, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa.

Continua após a publicidade..

Já em São Paulo, o programa iniciou um projeto-piloto levando o programa de vantagens para dentro das escolas, com o diferencial de focar somente no plástico. Além disso, mais de 700 famílias já foram atendidas desde a inauguração de seu primeiro ponto de coleta, gerando cerca de R$ 12 mil em economia 85 toneladas de resíduos reciclados.

Futuro do Projeto

noticias, Reciclagem Brasil

O programa está em fase de expansão para o Rio de Janeiro (RJ) e está dialogando com comerciantes das praias do litoral carioca, que em troca da entrega de materiais recicláveis coletados na areia já podem receber melhorias nos quiosques, ganharem itens como guardas-sóis e cadeiras.

Na cidade de São Paulo, a so+ma inaugurou neste ano uma nova unidade na zona sul e ainda pretende levar as ações a mais escolas públicas. A startup também ganhou um novo parceiro (Faber-Castell) para oferecer materiais escolares e artísticos como mais um serviço a quem está cadastrado no programa de vantagens.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.