Quando as pessoas pensam em turbinas eólicas, muitas vezes imaginam turbinas enormes situadas no topo de um planalto. No entanto, muitos desenhos de turbinas vêm em tamanhos menores que são adequados para diferentes cenários, tais como áreas urbanas ou pequenas propriedades rurais. No Canadá, uma dessas mini turbinas é a RidgeBlade; é conhecida por ser simultaneamente eficiente e inovadora.
A Power Collective desenvolveu turbinas eólicas que se encaixam perfeitamente no topo de telhados residenciais e comerciais. Estas turbinas passam despercebidas por muitos, mas aproveitam eficientemente a energia do vento para produzir eletricidade.
A superfície inclinada nos telhados é aproveitada pela estrutura da turbina para direcionar e concentrar o vento. Depois de percorrer a superfície do telhado forma um ponto de compressão no topo do telhado, acelerando o fluxo de ar através da turbina.
A velocidade do vento medida à volta da crista do telhado é frequentemente mais de três vezes a velocidade real do vento ambiente, tornando-o um local ideal para a produção de energia elétrica.
Colocar a turbina nesta área de alto fluxo significa que ela tem até nove vezes mais potência do que um sistema HAWT, que são as turbinas eólicas de eixo horizontal.
O Desing das turbinas permitem a geração de eletricidade de forma consistente, mesmo em condições de vento instável. As lâminas foram projetadas para evitar ruído de operação e o equipamento foi projetado para autolimitar a velocidade de rotação.
As turbinas residenciais tem um design específico para que sejam instaladas produzindo o menor impacto visual possível. Segundo a fabricante, o equipamento pode ser instalado em diversos locais, incluindo residências urbanas e locais ambientalmente sensíveis, como parques nacionais e áreas rurais.