fbpx

Mini Turbinas Eólicas Podem Ser Instaladas em Telhados

Sistema de mini turbinas eólicas em telhados abre possibilidade para melhor aproveitar a força do vento

Já pensou ter uma “usina eólica” para chamar de sua? É o que uma empresa canadense projetou recentemente: as RidgeBlade, são mini turbinas eólicas que podem ser instaladas no telhado de residências e comércios.

Misturando design, discrição e eficiência, a empresa The Power Collective impressiona com o aparato inovador, que aproveita de forma eficiente e “invisível” a força do vento para a geração de energia elétrica sustentável.

Como Funcionam As Mini Turbinas Eólicas RidgeBlade?

Energia, Energia Eólica, noticias Canadá

As mini turbinas eólicas RidgeBlade foram projetadas para serem acopladas no topo de telhados (sejam comerciais ou residenciais). Elas permitem que a geração de eletricidade seja consistente mesmo em condições de vento turbulento, imprevisíveis e inconsistentes.

Elas utilizam a superfície de um telhado inclinado para coletar e concentrar o vento predominante, aproveitando seu efeito de foco. Com isso, o vento é forçado a viajar sobre a superfície do telhado e formando um gargalo na crista do telhado, acelerando o fluxo de ar através da mini turbina eólica.

Energia, Energia Eólica, noticias Canadá
Colocar as mini turbinas eólicas em uma área de alto fluxo significa que elas têm até nove vezes mais potência do que um sistema HAWT
Cada uma das mini turbinas eólicas  foram testadas em ventos de mais de 160 km/h
Energia, Energia Eólica, noticias Canadá

Dessa forma, se compararmos com a estado real do vento, sua velocidade ao redor da crista do telhado triplica em força e rapidez. Colocar as mini turbinas eólicas nesta área de alto fluxo significa que elas têm até nove vezes mais potência do que um sistema HAWT (turbina eólica de eixo horizontal convencional).

Além disso, utiliza de sua aerodinâmica avançada para evitar ruído enquanto está em funcionamento, além de limitar a velocidade das lâminas devido às suas propriedades aerodinâmicas exclusivas e patenteadas.

Cada uma das mini turbinas eólicas  foram testadas em ventos de mais de 160 km/h, tanto dentro de um túnel de vento como ao ar livre, em condições reais, sem perda de eficiência.

Quais os Tipos de Mini Turbinas Eólicas RidgeBlade?

Energia, Energia Eólica, noticias Canadá

Ao todo, são comercializadas três estilos de mini turbinas eólicas RidgeBlade. O RB1 Doméstico é a versão menor do RidgeBlade sendo projetada para produzir eletricidade em uma ampla gama de condições de vento (incluindo baixas velocidades de vento), mantendo o menor impacto visual.

É adequado para a maioria dos locais de instalação, incluindo residências urbanas, bem como locais ambientalmente sensíveis, como Parques Nacionais e áreas rurais.

Já o RB2 Comercial é a maior e mais poderosa versão do RidgeBlade e foi projetada para instalação em uma ampla variedade de tipos de construção. 

Energia, Energia Eólica, noticias Canadá

Ela mantém seu desempenho em uma ampla gama de condições de vento e fornece mais potência do que a turbina RB1 Residencial. É adequada para a maioria dos locais de instalação, incluindo grandes estruturas industriais ou locais agrícolas.

Por fim, para máxima eficiência e desempenho, o RidgeBlade oferece soluções híbridas que combinam todas as vantagens dos sistemas das mini turbinas eólicas RB1 e RB2 com a saída adicional de painéis solares fotovoltaicos. As unidades híbridas utilizam painéis solares de baixo perfil integrados à estrutura do telhado.

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis