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Primeira Moto Elétrica da Ducati Alcança 150 cv e 275 km/h

A moto elétrica da Ducati nasceu em 2021, a primeira da marca, para participar do Campeonato Mundial de Motovelocidade.
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A Ducati revelou detalhes técnicos de seu novo projeto, a primeira moto elétrica da marca, que está sendo desenvolvida e testada com protótipo na pista em Mugello. Dentro do circuito italiano, a “V21L”, como é chamada, alcançou potência de 150 cavalos, toque de 140 Nm e velocidade máxima de até 275 km/h.

A marca está investindo na tecnologia, pois fornecerá com exclusividade 18 motos para participarem da categoria elétrica no Campeonato Mundial de Motovelocidade, do ano que vem (2023) até 2026. Dessa forma, a moto conta com um visual que remete às clássicas motos de corrida. Os primeiros testes do modelo foram feitos já no final de 2021, também na Itália, no autódromo de Misano.

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Segundo o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, os trabalhos da marca italiana, que pertence ao Grupo Volkswagen, estão trazendo resultados surpreendentes. Dentro disso está a composição em fibra de carbono tendo o quadro frontal monocoque feito de alumínio, o que garante um peso total de 225 kg, sendo cerca de 110 kg, quase metade do peso na sua bateria de 18 kWh.

Com isso,o modelo está 12 kg abaixo dos requisitos mínimos da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), para motos elétricas capazes de completar a distância de um circuito. Isso significa que é 35 kg mais leve que os modelos atuais da Energica usados na MotoE. Comparando com as motos de corridas que uso de combustão, o modelo ainda é cerca de 65 kg mais pesada.

moto elétrica ducati

Tecnologia de 800 V na V21L da Moto Elétrica da Ducati

O sistema da V21L é totalmente baseado na tecnologia de 800 V, tendo um motor que pesa 21 kg contando com velocidade máxima de rotação de 18 mil rotações por minuto. Dentro de sua estrutura, a moto elétrica da Ducati conta com uma tomada de carregamento integrada à cauda de 20 kW.

Já o resfriamento dos componentes do protótipo é feito por um sistema líquido tendo um circuito duplo. Dessa forma, não há necessidade de que a bateria esfrie totalmente para poder iniciar o carregamento. Com isso, segundo a própria Ducati a moto pode começar a ser carregada assim que entra na garagem. Além disso, para carregar aproximadamente 80% de sua bateria, são gastos apenas 45 minutos.

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moto eletrica da ducati

Dentro da parte de frenagem, seu itens Brembo ficam na frente de um disco duplo feito de aço, tendo um diâmetro de espessura aumentada de 338,5 mm. Em sua parte traseira, a sua pinça tem atuação em um unidade de disco único com 5 mm de espessura e 220 mm de diâmetro. Além disso, conta também com um controle opcional de freio traseiro, que fica posicionado na guidão esquerdo, que pode ser ativado pelo piloto com uma alternativa para o pedal.

O objetivo da Ducati, tendo em vista que nunca havia feito modelos elétricos, foi aprender lições com o modelo de corrida para seus modelos que circulam na rua. E mesmo sem experiência com motos elétricas, a marca usou todo seu conhecimento vasto em corridas para criar seu modelo V21L.

Redação EkkoGreen

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