Em 2020 a marca francesa Voxan Motors, com sua moto elétrica Wattman, alcançou a marca incrível de 408 km/h, batendo o recorde de moto mais rápida do mundo (entre motos elétricas). O piloto na ocasião era o italiano Max Biaggi, que em 2021 foi chamado pela marca para bater seu próprio recorde.
O local do teste foi o aeroporto do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida (EUA), onde Max bateu seu próprio recorde, atingindo a “impossível” marca de quase 456 km/h, ultrapassando em quase 48 km/h seu antigo recorde.
Como funciona esse teste de velocidade?
O percurso era de 1 km (em direções opostas), durante duas horas, onde era preciso seguir o regulamento da FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme, ou na tradução, Federação Internacional de Motociclismo), onde para registro final é feita uma média de velocidade entre as duas corridas em direções opostas.
Recorde Mundial com uma moto elétrica
A Wattman bateu o recorde mundial, na categoria “Motocicleta Elétrica Parcialmente Aerodinâmica abaixo de 300 kg”. No registro a moto elétrica alcançou o novo recorde mundial, atingindo precisamente 455,737 km/h.
Um versão não aerodinâmica da moto (sem a sua carenagem) também participou do desafio, com as mesmas diretrizes do regulamento da FIM, onde o veículo chegou a 369,626 km/h, que garantiu outro recorde mundial, na categoria “Motocicleta Elétrica Não Aerodinâmica abaixo dos 300 kg”.
Mudanças necessárias para o novo recorde
Para superar ela mesma, a Wattman teve que passar por atualizações, como o design da bateria que ajudou na redução no peso, permitindo que a moto competisse abaixo dos 300 kg.
Dessa forma, a Wattman ofereceu mais potência, contando com um trem de força EQ Fórmula E, da Mercedes, que é capaz de produzir 320 kW (429 cv) e 1.360 Nm de torque, gerando um acréscimo de 50 kW (67 cv). Além disso, a distância entre seus eixos ficou mais longa, tendo um aumento na altura do assento, que melhorou a estabilidade e a penetração de ar.
De acordo com Gildo Pastor, em menos de um ano eles conseguiram reduzir o peso da moto, aumentar sua potência e melhorar a estabilidade.