fbpx
Continua após a publicidade..

Mudanças Climáticas Fazem do Brasil o País Mais Atingido Por Raios no Mundo

Devido às mudanças climáticas, média de descargas elétricas no país chegam a 70 milhões por ano.
Continua após a publicidade..

De acordo com o livro “Brasil: Campeão Mundial de Raios”, o país tropical é o mais atingido por descargas elétricas em todo o planeta. Tudo isso, devido as grandes mudanças climáticas dos últimos anos.

O livro, lançado em novembro do ano anterior, afirma que os 70 milhões de raios ao ano, poderão chegar a média de 100 milhões até o final do século XXI.

Projeções Relacionadas as Mudanças Climáticas

Os autores alertam que o aumento da quantidade de raios que acarretará prejuízos nas redes de energia, telecomunicações e no próprio equilíbrio da floresta. É preciso combater as mudanças climáticas.

Omar Pinto Jr e Iara Cardoso — autores e cientistas membros do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — basearam suas projeções em análises dos principais modelos climáticos do planeta juntos as mudanças climáticas ao longo dos anos. 

Ao longo da pesquisa, conseguiram perceber um aumento de 35% da incidência de raios, ao calcular o número de dias de tempestade por grau de aumento na temperatura no Hemisfério Sul. De acordo com as previsões citadas, o local com o maior aumento em incidências de raios (cerca de 50%) será na Amazônia. 

Devido às mudanças climáticas, o aumento de raios nessa região é preocupante, afinal, a floresta amazônica é atualmente o lugar com maior número de descargas elétricas do país devido a sua grande extensão.

Segundo Omar, devido às mudanças climáticas, o aumento de raios nessa região é preocupante, afinal, a floresta amazônica é atualmente o lugar com maior número de descargas elétricas do país devido a sua grande extensão.

“Temos a combinação da grande umidade da mata com a proveniente dos rios. Uma imensa quantidade de vapor d’água é gerada, o que dá combustível para tempestades quase diárias”, explica.

Além dessas informações, o livro reúne dados de mais de três décadas de pesquisa que permitiram a Pinto Jr e Cardoso, projetarem os acontecimentos futuros acerca das descargas elétricas no país. 

Uma dessas projeções revela que para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, haverá um aumento de 20% a 40%, com diferenças de região para região. O Nordeste, mais seco e com menos temporais, deve ter o menor aumento, de 10%. Relâmpagos ocorrem no Sul e Sudeste por cerca de cinco meses do ano. Menos do que na Amazônia, mas demais para causar danos, ressalta o pesquisador.

Consequências das Mudanças Climáticas

Meio Ambiente, noticias Brasil

Desde o fim do século XIX, a temperatura global subiu cerca de 2ºC, sendo que os últimos sete anos foram considerados os mais quentes da história. À medida que as temperaturas médias aumentam e a urbanização se intensifica – criando ilhas de calor nas cidades – a tendência é de aumento do número de tempestades (e consequentemente de raios).

Continua após a publicidade..

Os autores alertam que o aumento da quantidade de raios que acarretará prejuízos nas redes de energia, telecomunicações e no próprio equilíbrio da floresta. É preciso combater as mudanças climáticas.

“Um raio pode incinerar uma árvore, mas o fogo não se espalha porque a floresta é muito úmida. A árvores mortas abrem espaço para que outras se desenvolvam. Porém, se cair um número maior de raios do que a floresta pode suportar esse equilíbrio é rompido”, observa Pinto Jr.

Além disso, os autores acreditam que 40% dos desligamentos de redes de distribuição de energia e 70% das linhas de transmissão, serão consequências do aumento das descargas elétricas. “Nenhum país do mundo deveria ter tanto interesse em se proteger dos raios quanto o Brasil”, finaliza.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.