Pavimento Feito De Plástico Reciclado Gera Energia Solar na Hungria

O pavimento desenvolvido pela Startup Platio usa materiais reciclados e ainda aproveita a energia do movimento para produzir eletricidade.

O concreto é o principal elemento utilizado em construções, usa-se concreto em praticamente tudo. Mas se eu te falar que existe uma opção para substituir o concreto que além disso, vai contribuir para a natureza, o que você vai dizer? Que isso não é possível? Na verdade, é muito possível e utiliza algo que a sociedade atual tem em excesso: o plástico.

O plástico é um dos materiais que mais demora para se decompor, cerca de 450 anos. Por conta disso, o excesso de plástico tornou-se um grande problema ambiental, onde existem pilas e mais pilas de plástico abandonado. Dessa forma, cada vez mais é preciso surgirem ideias que visem reciclar o plástico, para que o mundo consiga reutilizar o plástico já utilizado para dar vida a outras coisas que beneficiem a sociedade. 

Uma dessas ideias foi desenvolvida por três amigos húngaros: Miklós Ilyés, József Cseh e Imre Sziszák. Eles que se conhecem desde de crianças, especializaram-se em diferentes áreas, Engenharia Química, Paisagismo e Engenharia Mecânica. Dessa amizade e conhecimento, surgiu a Platio Solar, uma empresa especializada que utiliza do plástico descartado (reciclável) para criar pavimentos que podem ser utilizados em calçadas, casas, praças, prédios, entre outros locais.

Pavimentos da Platio Solar

Esses pavimentos funcionam muito bem como substitutos para o concreto utilizado pela construção civil. Trazendo uma alternativa mais sustentável para as construções e afins. Porém, estes pavimentos são muito mais do que isso. Além de utilizar resíduos plásticos, vindo da reciclagem, os pavimentos da Platio Solar trazem ainda mais benefícios. 

Através da tecnologia de células fotovoltaicas, que também está presente nos pavimentos, é possível gerar energia solar através dos pavimentos. Garantindo assim uma produção de energia solar, para quem utilizar delas. 

De acordo com o trio, com tantas superfícies pavimentadas pelas cidades, seria um verdadeiro desperdício não utilizá-las para a captação e produção de energia solar. Assim, sendo, com os pavimentos da Platio Solar, é possível substituir o concreto de forma excelente, além de trazer a economia da capacitação solar.

Além disso, os pavimentos são versáteis podendo ser utilizados em praticamente qualquer tipo de construção. O que certamente contribui e muito para o sucesso da Patio Solar, que já traz resultados excelentes, tanto para a empresa, quanto para o mundo todo.

Resultados da Platio Solar

Os resultados da Platio Solar em cinco anos é bastante surpreendente e animador. Onde para gerar os pavimentos, foi utilizado mais de 32 toneladas de resíduos plásticos, o que contribuiu e muito para diminuir toda a quantidade imensa de plástico descartado.

Além disso, por conta da capacidade de captação solar dos pavimentos, foi possível gerar mais de 440 mil kWh de energia solar em mais de 35 países. Mostrando que com boas ideias é possível fazer a diferença.

Ideias como essa, desses três amigos, têm o poder de trazer a mudança que o mundo tanto precisa. Apostando em ideias que além de inovadoras, contribuem para resolver um problema tão sério que é o excesso de plástico no mundo.

Leia Também

No post here!